1 – Independência
A Sérvia é um antigo membro da Iugoslávia, dissolvida a partir de 2003. Durante os três anos seguintes, até 2006, o país continuou unido com Montenegro, até declarar independência no dia 5 de junho daquele ano.
2 – FUTEBOL 1
Como a Sérvia é um país novo e enfrentou a Seleção Brasileira apenas uma vez. Foi em 2014, no dia 6 de junho, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo, o time verde e amarelo venceu por 1 a 0 no Morumbi.
3 – FUTEBOL 2
Independente desde 2006, disputou a Copa do Mundo do mesmo ano ainda como Sérvia e Montenegro. Quatro anos depois, no Mundial da África do Sul, a Sérvia surpreendeu e venceu a Alemanha, mas acabou fora ainda na primeira fase num grupo que tinha também Gana e Austrália.
4 – FUTEBOL 3
O maior time do país é o Estrela Vermelha, que venceu 22 vezes o campeonato da Iugoslávia, também foi campeão da Liga dos Campeões e da Copa Intercontinental em 1991, batendo Olympique de Marseille e Colo Colo, respectivamente.
5 – Pré-história
Historiadores indicam que a capital Belgrado tenha 7 mil anos de história. É conhecida como cidade branca, apelido dado pelos celtas que ali habitavam.
6 – Bebida típica
Na Sérvia a bebida típica é a Rákja, semelhante a pinga brasileira. Geralmente ela é produzida por famílias e consumida durante festas.
7 – Não tem mar
A parte banhada pelo Oceano Atlântico ficou com Montenegro. No verão chega a fazer 40º em Belgrado, uma opção é ir para o Rio Ada, programa tradicional para os fins de semana.