O atual coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle, deixará o seu cargo no órgão municipal nesta sexta-feira, 14. Em dois anos e meio, o Procon do município passou de 80% para 98% de resolutividade - uma marca que, segundo Colle, acabou virando referência em Santa Catarina.
A principal mudança adotada pelo órgão nestes últimos anos, de acordo com o coordenador, foi a humanização do atendimento. A melhoria foi fruto de um curso de capacitação de trabalhadores efetuado pelo Procon.
“Fizemos com que nossos colaboradores, desde o zelador até o coordenador, fizessem esse curso de capacitação e se qualificassem para humanizar o atendimento. Isso fez com que nossa resolutividade aumentasse de 80%, no início de 2018, para a incrível marca de 98% de resolutividade”, pontuou.
O dado, no entanto, é referente até o mês de março. A vinda da pandemia do novo coronavírus, que resultou em um mini lockdown em todo o estado nos primeiros meses e na paralisação do transporte público por dois períodos diferentes, fez com que as pessoas tivessem dificuldade de acessibilidade para se deslocar até o Procon, no Centro - diminuindo a procura pelo órgão.
Reclamações mais frequentes
As maiores reclamações atendidas pelo Procon são referentes a bancos e empresas telefônicas, seguidas de magazines e outros fatores pontuais. “São geralmente problemas nos celulares, no aparelho ou na linha telefônica. Aquelas pessoas que colocam créditos, que somem. Em relação aos bancos, é a questão do empréstimo consignado, ou idosos com mais de 65 anos que se aposentaram e muitos não percebem que tem algum empréstimo”, pontuou.