Em tempos distantes, os Estaduais eram mais valorizados do que a Libertadores. A maior competição da América surgiu em 1960, com o único representante do Brasil, o Bahia, campeão da extinta Taça Brasil do ano anterior, e atual Campeonato Brasileiro. Em 1962, O Santos de Pelé e cia, foi o 1º clube brasileiro a conquistar a Libertadores da América, que hoje é uma obscessão para todos times do continente sul-americano.
O brilho foi acabando e atualmente os campeonatos de cada estado servem apenas de laboratório para o resto da temporada, além é claro de alimentar as rivalidades em campo. Afinal, quem não gosta de vencer seu principal adversário, zoar os amigos e manter a hegemonia no estado?
E os Estaduais movimentam o futebol neste final de semana. Destaques ficam concentrados neste sábado (26), com clássicos: Fluminense x Vasco pelo Campeonato Carioca (às 17h no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda), Internacional x Grêmio às 19h, pelo Campeonato Gaúcho (no Beira Rio, em Porto Alegre) e Figueirense x Avaí às 16h30min no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pelo Campeonato Catarinense.
Fluminense x Vasco
As duas equipes estão em grande fase, o Fluminense foi até a Colômbia e venceu o Millonários por 2 a 1 no jogo de ida da fase classificatória da Libertadores. Já o Vasco, no Carioca, tem apenas uma derrota em 2022, em um clássico diante do Botafogo por 1 a 0.
O Fluminense é líder do Carioca com 21 pontos. É o time menos vazado, com 2 gols sofridos. O Vasco está em terceiro lugar com 19 pontos. A briga agora é pela ordem na classificação, visando a próxima fase. Desde 2018, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo não se classificavam juntos para o mata-mata no Estadual.
Internacional x Grêmio
Faltando três rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Grêmio com uma vitória garante a classificação e, de quebra, dificulta a classificação do Internacional. O técnico colorado Alexander Medina ainda não conseguiu uma sequência de vitórias, perdendo para Ypiranga e São José.
Em uma fase melhor, o Grêmio pode enfim dar o troco no seu maior rival em relação ao último jogo entre as equipes, já que o Inter levou a melhor pelo Brasileirão do ano passado vencendo por 1 a 0 e contribuindo com o rebaixamento do rival para a Série B. O clássico 435 neste sábado pode ser o último do ídolo colorado D`Alessandro com a camisa do Inter.
Figueirense x Avaí
O clássico do Campeonato Catarinense finaliza a oitava rodada. As duas equipes já se enfrentaram em janeiro pela Recopa Catarinense e o alvinegro levou a melhor, 3 a 1. Atualmente, o Figueira está em sexto lugar com 11 pontos e 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Uma vitória neste sábado basta para a garantia da classificação.
O Avaí vive uma situação delicada. Está na décima colocação com 9 pontos e apenas 2 vitórias. Em caso de derrota do Leão e vitória do Joinville, o time volta para a zona de rebaixamento faltando uma rodada para o fim da primeira fase, ampliando o risco de rebaixamento.
Maiores campeões estaduais nos principais campeonatos
Rio de Janeiro - Flamengo mantém a hegemonia com 37 títulos.
São Paulo - Corinthians com 30 títulos.
Minas Gerais - O Atlético é o maior campeão de Minas, com 45 conquistas.
Santa Catarina - Figueirense e Avaí possuem 18 títulos cada.
Rio Grande do Sul - O Inter possui 45 títulos, seguido pelo Grêmio com 40 conquistas.
(Texto de Vitor Rizzatti com supervisão de Denis Luciano)