Trabalhadores mineiros representando a região do Sul do Estado, principalmente, as cidades de Criciúma, Lauro Muller, Orleans, Urussanga e Siderópolis, acompanhados da deputada federal Ana Paula Lima (PT), reuniram-se com o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), nesta quarta-feira (22) em Brasília. Na pauta, o pedido de apoio do governo Lula para fazer adequações na Reforma Previdenciária aprovada no governo Bolsonaro que prejudicou a aposentadoria especial por periculosidade aos trabalhadores mineiros.
"É um problema que prejudica trabalhadores mineiros de todo o país. O ministro Carlos Lupi foi sensível à causa deles e encaminhou a criação de um grupo de trabalho para analisar a proposta de aposentadoria especial por periculosidade e dar um retorno aos trabalhadores mineiros, nos próximos dias", destacou Ana Paula Lima.
A parlamentar disse ainda que o presidente Lula sinalizou que tem interesse em revogar parte da Reforma da Previdência. "O que foi feito neste país foi uma (des) reforma da Previdência e prejudicou muito todos os trabalhadores, principalmente, os mineiros. Vamos trabalhar para corrigir essa injustiça”, disse. O representante do Sindicato dos Mineiros de Lauro Muller, André Vieira, solicitou ao ministro da Previdência, agilidade na liberação dos pedidos de aposentadoria, que estão sendo negados injustamente. "O trabalhador é obrigado a recorrer na Justiça para receber a aposentadoria e acaba levando até 5 anos para se obter a aposentadoria", relatou.
Participaram da reunião Genoir José Dos Santos da Federação dos Mineiros, Leonor José Rampinelli (Sindicato dos Mineiros de Siderópolis), Maicon Silvestre Ceconi (Sindicato dos Mineiros de Urussanga), André Vieira (Sindicato dos Mineiros de Lauro Muller), Djonatan Mafei Elias (Sindicato dos Mineiros de Criciúma).