Prestes a fechar um ano de mandato, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, realizou um balanço sobre as contas públicas do estado. A projeção do defict das contas devem ficar próxima a R$ 1bilhão. A projeção do começo do ano era de R$ 2,5 bilhões e as melhorias das contas públicas ajudaram a diminuir esse valor.
De acordo com o governador, dois fatores foram importantes: gastar menos e arrecadar mais. "Se fizéssemos o contrário, gastando mais e arrecadando menos, o deficit seria agravado. Tivemos um acréscimo de arrecadação de mais de 12% (até setembro) em relação ao mesmo período do ano passado. Se tivéssemos crescido em 8%, teríamos atrasado a folha de pagamento dos servidores", comenta.
Conforme ele, a revisão dos incentivos fiscais, a fiscalização feita pela Fazenda entre outras ações colaboraram para diminuir o déficit. "Houve ainda a revisão da substituição tributária. São ações que aumentaram a arrecadação. Por outro lado, a Reforma Administrativa, aprovada por unanimidade na Alesc, permitiu dar economicidade. Tudo isso além da revisão dos contratos", explica.
As ações serão repetidas em 2020, com a aplicação da Nota Fiscal Eletrônica, trazendo para a formalidade diversos setores, além de constratos que serão revisados.
Balanço da gestão: Governador Moisés avalia o estado e o Projeto Recuperar