Acélio Casagrande deve voltar à secretaria de saúde de Criciúma nos próximos dias.
O próprio secretário Arleu da Silveira confirmou que é o que ficou previsto em acordo quando Acélio deixou o cargo para disputar a eleição. "E eu sou de cumprir todos os acordos que faço", acrescentou.
Outros integrantes do governo do prefeito Salvaro confirmam que Acélio deixou a Secretaria para disputar a eleição com a garantia que voltaria ao cargo se não fosse eleito para deputado.
Acélio foi candidato a deputado estadual pelo PSDB, fez mais de 39 mil votos, mas não se elegeu porque o partido não fez votos para mais uma vaga.
Acélio fez mais votos que 15 deputados eleitos por outros partidos.
Arleu deve conversar hoje com o prefeito Clésio Salvaro a respeito do assunto.
Mantido o acordo, Arleu reassumirá como vereador.
Família Zanatta Guidi
Ainda no domingo à noite, logo depois de concluída a apuração, Júlia Zanatta e Ricardo Guidi, primos, se encontraram para comemorar as suas eleições.
Júlia, do PL, e Guidi, do PSD, se elegeram deputados federais.
Júlia fez questão de postar nas redes foto com os dois na comemoração e registrar: "dois Zanattas na Câmara dos Deputados".
Ricardo é Zanatta Guidi, filho de Sandra Zanatta e Altair Guidi.
A mãe de Ricardo e o pai de Júlia são primos.
Júlia trabalhou na Assembleia nos gabinetes do pai de Ricardo, Altair Guidi, e do próprio Ricardo.
Os dois são amigos muito próximos.
Com os dois mandatos, a família "Zanatta Guidi" volta a ter protagonismo político em Criciúma, com poder de influência na eleição municipal de 2024.
Como Júlia já disputou eleição para prefeitura em 2020 e está eleita para o primeiro mandato de deputada federal, Ricardo pode ser candidato a prefeito.
Se os dois fizerem a partir de agora um trabalho em sintonia, mesmo que nenhum deles seja candidato na eleição municipal de 2024, as definições para a eleição devem passar por eles.
Geovania deve assumir
A deputada Geovania de Sá (PSDB) não conseguiu se reeleger mais uma vez. Ficou primeira suplente.
Mas, ela poderá assumir já em janeiro na Câmara Federal.
A deputada federal reeleita Carmen Zanotto (Cidadania) é a mais cotada para assumir a Secretaria de Saúde se Jorginho Mello (PL) for eleito governador.
Carmen é autoridade reconhecida na área de saúde e tem ótima relação com Jorginho.
PSDB e Cidadania de Santa Catarina fecharam "federação" para eleição deste ano, mas só conseguiram fazer votos para uma vaga na Câmara Federal e Carmen foi mais votada que Geovania.
Ontem à tarde, Geovania estava na reunião com prefeitos do PSDB da Amrec e Amesc que decidiram anunciar apoio à candidatura de Jorginho Mello no segundo turno.