A deputada Geovania de Sá foi taxativa ontem na reunião com o comando estadual do PSDB. Não será candidata a vice de Paulo Bauer em chapa pura.
Repetiu que vai disputar reeleição a câmara federal.
Além disso, registrou posição, de novo, contra o encaminhamento do partido de disputar a eleição com chapa pura. Voltou a defender alianças.
O prefeito Clesio Salvaro ainda tentou convencê-la a aceitar a “missão partidária”, mas ela manteve-se irredutível.
Bauer fez apelo veemente, mas ela não cedeu.
A reunião de ontem se arrastou por praticamente cinco horas, e quase todo o tempo foi consumido pelos dirigentes tucanos para tentar reverter a posição de Geovania. Em vão.
Ela disse que 100% do seu grupo de apoio não admite nem conversar sobre a possibilidade de trocar a candidatura a reeleição pela vaga de vice numa “chapa pura”.
Geovânia cumpre primeiro mandato de deputada federal, mas conseguiu estadualizar a sua atuação, principalmente pelo envolvimento com a igreja evangélica Assembleia de Deus.
Ela foi aprovada em convenção da igreja como única candidata apoiada em todo o estado para a câmara federal.
Além disso, ampliou muito a sua atuação fora da igreja. Hoje tem articulação em todos os municípios.
A tendência é que faça a maior votação do partido em outubro.
O deputado federal Marcos Vieira, presidente estadual do PSDB, também descartou ontem a possibilidade de ser candidato a senador, como vinha sendo especulado.
Agora, o PSDB tem dificuldades para fechar a chapa. Poderá lançar apenas um candidato ao senado (Napoleão Bernardes).
Mesmo assim, Paulo Bauer insiste na chapa pura.
A convenção estadual do PSDB será no domingo, dia 29. Um dia depois da convenção do PP.
Boeira vice de Merisio
O PP do sul vai se reunir hoje em Tubarão, sob a coordenação do prefeito Joares Ponticelli, para consolidar movimento por uma vaga na chapa majoritária.
O deputado Jorge Boeira deverá ser indicado candidato a vice-governador na chapa de Gelson Meriso, na possibilidade de o PP confirmar aliança com o PSD e Esperidião Amin decidir disputar o senado (que é o desfecho mais provável).
A preferência
Amin não vai mais levar o PP a romper com Merisio e o PSD, sendo ou não candidato a governador.
Mas, na reta final das negociações, pode estar levando uma segunda na chapa para o PP.
Além de Boeira, dois nomes são citados: Silvio Dreveck, presidente do partido (mais provavel) e Jandir Belini, ex-prefeito de Itajai.
O nome preferido de Merisio era a ex-deputada Angela Amin. Mas, fora de jogo pela candidatura ao senado.
O futuro de João
O deputado João Paulo Kleinübing, presidente estadual do DEM, rejeitou ser vice de Gelson Merisio e esteve mapeado para vice e Amin. Mas, com o recuo de Amin, tem dois caminhos - ser vice do MDB ou vice do PSDB.