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Mais de um ano esperando consulta com especialista !

Por Adelor Lessa 01/09/2020 - 11:01 Atualizado em 01/09/2020 - 11:10

Em janeiro, o cidadão/contribuinte José Gadonski, 73 anos, paciente do SUS, procurou um posto de saúde de Criciuma com problema no ouvido.

Um zumbido, forte, nos dois ouvidos.

O médico o atendeu e deu encaminhamento para ser atendido por um especialista. Um otorrino.

Ele seguiu as orientações e fez solicitação de consulta ao otorrino na rede pública de Criciúma.

Hoje entramos no mês nove do ano e ele ainda não teve a consulta marcada.

Oito meses na fila.

Ontem, mais um vez, ele fez o registro da sua reclamação e foi informado pela funcionária da secretaria de saúde que tem pacientes que estão esperando pelo mesmo especialista faz mais de 1 ano.

Para ser mais preciso, a funcionária escreveu o seguinte em msg ao paciente:

"Os médicos reguladores trabalham por prioridade, o seu caso para otorrino está na classificação mais baixa, ou seja considerado não urgência.
Porém a fila tem muitos pacientes no amarelo, que são urgentes e aguardam a mais de um ano".

E o zumbido continua cada vez pior nos dois ouvidos do paciente.

Mas, se isso pode servir de consolo, tem paciente em situação pior, caso mais grave, que está na fila mais tempo.

Por dedução, pode ser "projetado" que o tal paciente do zumbido terá que esperar mais uns três ou quatro meses, pelo menos.

Um ano esperando consulta com otorrino na rede publica é muito tempo.

Por mais bem intencionado (e dedicado) que seja o time da gestão de saúde pública do município, não pode ter mais de ano de espera por consulta com especialista.

Independente da causa origem, ou dos problemas de meio do caminho, é preciso que isso seja tratado como prioridade. Para ontem.

Quem tem boa memória lembra que o mesmo "drama" torturava a secretaria de saúde no início do mandato, com outro comando da pasta,

Pois, trocou o comando da saúde, e o problema continua. A fila "longa" por especialistas. Com mais de 1 ano.

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