Prefeito Mário Hildebrandt, Podemos, venceu fácil a eleição de segundo turno e garantiu sua reeleição em Blumenau.
Venceu "de goleada" o ex-prefeito e ex-deputado João Paulo Kleinübing, DEM.
Com 100% dos votos apurados, Mário fez 72,1% dos votos válidos, contra 27,9% . Fez quase 3 votos por 1.
A outra cidade de Santa Catarina que tem eleição de segundo turno, Joinville , teve confirmafa a vitória do candidato do Novo, Adriano Silva. Fez 55,43% dos votos validos, enquanto Darci de Matos, PSD, teve 44,57%. Adriano será o primeiro prefeito do Novo no país.
Blumenau é a segunda cidade importante do estado que continuará governada pelo Podemos. A outra é Balneário Camboriú, onde o prefeito Fabricio de Oliveira foi reeleito.
As vitórias de Mário Hildembrand e Adriano Silva influenciam na leitura do mapa político para eleição estadual de 2022.
Mesmo que o prefeito de Blumenau tenha sido reeleito, as eleições de hoje nas duas cidades apontam para a renovação. Foram derrotados dois políticos de longas carreiras. Darcí de Mattos, PSD, com vários mandatos de deputado, derrotado em Joinville, e João Paulo Kleinübing, DEM, ex-prefeito e vários mandatos de deputado, derrotado em Blumenau.
No país, os resultados até agora apurados na eleição de segundo turno sinalizam para vitórias de candidaturas de centro.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, DEM, venceu com quase 65% dos votos, impondo derrota ao prefeito que buscava reeleição, Marcelo Crivela.
Em São Paulo, Bruno Covas, PSDB, garantiu reeleição com quase 60%.
Os números
Na eleição de hoje em 57 cidades, o MDB venceu o maior número de prefeituras - 10. PSDB e DEM tiveram as vitórias mais importantes - em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Abaixo, os números dos partidos nas eleições de hoje:
Mdb 10. Psdb 8. Podemos 6. Psd 5. Dem 5. PT 4
PDT 3. PSB3. PP 3. Republicanos 3. Avante 2
Pros 1 Solidariedade 1. Patriota 1. Psol 1. Novo 1