Recanto é o trigésimo álbum da Cantora Gal Costa, lançado em 2011. Todas as músicas foram escritas por Caetano Veloso, que também assina a produção junto ao seu filho (e afilhado da intérprete) Moreno Veloso.
Sua sonoridade é diferente das bossas, sambas e canções MPB das quais ficou conhecida, pois mistura rock, música eletrônica, IDM, texturas alternativas e experimentais. A própria Gal definiu o álbum como uma extensão do Tropicalismodevido à sua sonoridade e às suas letras. A crítica se dividiu, a revista Billboard Brasil deu uma crítica positiva dizendo que “Recanto é um retorno”, o título da análise foi “Sacode do Muleque”, se referindo a música da cantora que estava acomodada. Porém, a Revista Rolling Stone Brasil deu uma crítica mista, dando 2 estrelas e meia (num total de 5), dizendo que “a cantora voltou modernizada” e comentou que o trabalho tem muitos acordes diferentes e modernos, mas a interpretação e as composições deixam a desejar. A voz da cantora foi considera “preguiçosa” e as composições “artificiais” pela mesma publicação.
O álbum foi considerado o décimo oitavo melhor trabalho pela própria Rolling Stone, que havia ficado em dúvida sobre o trabalho. De acordo com a publicação, o trabalho feito em dupla tem “a vontade de se reinventar como um dos seus méritos principais”, além disso a música Recanto Escuro também ficou entre as 20 melhores músicas do ano.
O disco “Recanto” é um disco sensacional de Gal, e com esse disco ela conseguiu um publico jovem maior assim como “Estratosférica”.
1 Recanto Escuro 3:51
2 Cara do Mundo 2:52
3 Autotune Auterótico 3:41
4 Tudo Dói 2:41
5 Neguinho 5:35
6 O Menino 4:27
7 Madre Deus 3:34
8 Mansidão 3:32
9 Sexo e Dinheiro 3:40
10 Miami Maculelê 4:06
11 Segunda 3:49