Veio para Criciúma o título do Campeonato Brasileiro de Automobilismo de 2019. O piloto Alexander Cé sagrou-se campeão do Turismo Nacional, Classe B1, iniciantes, logo no primeiro ano de disputa. A última etapa ocorreu em Cascavel (PR), no final de semana.
A vitória do campeonato foi em uma pista que o piloto não conhecia, sob a responsabilidade de estar em primeiro lugar na disputa, com o título a ser decidido. “Foi um dia muito especial para mim, misto de sentimentos após fazer a pole position, ganhar a primeira bateria e estar liderando a segunda. Já colocando a mão na taça, veio uma quebra de câmbio, faltando seis voltas para o fim”, relembra Cé.
Ele conta que precisava só chegar em qualquer posição na terceira bateria para conquistar o título. Aí, veio novamente a agonia: trocado câmbio, a embreagem não funcionou, faltava uma hora para o alinhamento. Troca novamente a embreagem, então, funcionou. A expectativa era já faturar o campeonato na terceira bateria, pressão a mil. Daí em diante, o competidor engrenou novamente. Largou na terceira bateria em terceiro e ganhou, conquistando o tão sonhado título. “Fomos para a quarta e última bateria já com título confirmado, sem pressão. Parti nesta bateria para me divertir, aprimorar a pilotagem e ser competitivo ao máximo. E consegui.”, vibrou.
O ritmo da quarta bateria empolgou Alexander. “Largamos em primeiro na categoria e P22 na geral, ganhamos na categoria e chegamos em P7 na geral. Uma das melhores baterias que fiz neste ano, foi de arrepiar, consegui acompanhar o ritmo dos ponteiros das classes super e A. Demonstra que temos potencial para disputarmos na classe A ano que vem”.
A etapa fechou com chave de ouro com três vitórias, polee as quatro melhores voltas.
A temporada de disputa no Campeonato Brasileiro de Automobilismo encerrou com nove vitórias em 24 provas disputadas, o que atesta o quão rápido o piloto foi ao longo do ano. “Exceto Guaporé/RS, todas as demais pistas nunca tinha competido e a grande maioria dos adversários já conhecia estes autódromos, então, referenda ainda mais nosso trabalho ao longo do ano”, avaliou. Alexander Cé disputou o Nacional de Turismo com seu GM Ônix, preparado pela Equipe DC Racing. A vitória contou com o apoio do Yázigi e Multicópias.