Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Alimentação, alojamento e vestuário devem liderar abertura de vagas temporárias

Pesquisa foi realizada pela Fecomércio em 11 cidades catarinenses, entre elas, Criciúma

Por Redação Criciúma, SC, 19/11/2021 - 16:14
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com a proximidade das festas de fim de ano e da temporada de verão 2022, cresce a procura por trabalhadores temporários para atender a demanda extra no comércio e serviços em Santa Catarina. Os setores que mais devem abrir vagas são alimentação (60%), alojamento (52%) e vestuários, calçados e acessórios (48%), de acordo com a pesquisa Trabalho temporário– Temporada Verão 2022, realizada pela Fecomércio SC em onze cidades.

Já os setores que foram menos impactados na pandemia ou que já recuperaram as perdas no mercado de trabalho, como móveis/decoração (17%) e farmácia (11%), tendem a não ampliar o número de funcionários. No acumulado de 2021, o segmento de farmácia criou 1.386 postos e lidera a abertura de novas vagas entre as 221 atividades do comércio. O comércio varejista de móveis apresenta cenário parecido e gerou 544 postos de trabalho no acumulado do ano.

Os empresários estão otimistas em relação aos próximos meses: 90% acreditam que o faturamento será maior do que na temporada passada. Mais da metade (54,1%) dos entrevistados afirmou que não pretendem contratar, enquanto 32,6% disseram que sim e 13,2% não sabe ou não respondeu, o que pode estar relacionado às incertezas da conjuntura econômica.

Entre as empresas que pretendem ampliar o quadro funcional, 58% afirmaram que vão contratar mais (27,1%) ou igual (24,1%) e apenas 7,1% menos. Percentual expressivo (34,1%) não havia contratado no ano passado.

As contratações devem ser realizadas em novembro (54%) e dezembro (37%). Os dados apontam que a chance de efetivação após o fim do contrato é grande, visto que 65,3% sinalizaram que podem manter o trabalhador na empresa.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito