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Alunos do Colégio Satc criam ambiente de Metaverso ligado ao empreendedorismo 

Projeto educacional está em construção a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

Por Redação Criciúma, SC, 31/08/2022 - 20:27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Poder vivenciar novas formas de aprendizagem é uma vantagem para as gerações atuais, visto que, as tecnologias estão cada vez incluídas no meio educacional. Pensando no futuro profissional dos jovens estudantes, a inserção de novas formas do saber na formação básica, possibilita a construção de habilidades totalmente diferentes do que se vê na atualidade. Para proporcionar experiências transformadoras aos alunos, o Colégio Satc colocou em prática com as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a construção de um ambiente do Metaverso, totalmente programada pelos estudantes. O projeto em elaboração nas aulas de Tecnologias Aplicadas (TA), tem como propósito aplicar as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Além de criar um novo ambiente de conexões sociais, a proposta busca colocar em prática o empreendedorismo a partir dos ODS 4 - Educação de Qualidade, 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico e 9 - Indústria, inovação e Infraestrutura. "Vimos essa novidade tecnológica e tentamos buscar trazer algo para os alunos de forma lúdica. A partir dos aprendizados dos ODS, procuramos desenvolver a temática de empreendedorismo, onde os estudantes estão criando uma loja em ambiente virtual", explica a professora, Franciele Alves.  

No estabelecimento virtual desenvolvido pelos estudantes, avatares poderão fazer as compras no ambiente em 2D, tendo o auxílio de um atendente também virtual. Com os óculos 3D, os alunos poderão visualizar os itens que estarão à venda. "Iniciamos o projeto com as turmas realizando a criação do ambiente virtual dentro dos recursos que os estudantes conseguem manusear, a partir dos que já utilizávamos nas aulas. A criação dos avatares e do mundo virtual serão desenvolvidos a partir do Scratch, que é uma linguagem de programação que eles já entendem", ressalta a professora, Caroline Pickler.  

Metaverso lúdico 

Para algumas pessoas pode parecer algo distante falar sobre realidade aumentada, mundo virtual e avatares, porém, esse universo se torna cada vez mais real e presente na vida das crianças a partir dos jogos.  

Como é o caso da pequena, Rafaela da Silva Rosso de 10 anos, que acha muito divertido poder ter uma nova vida. "Com o Metaverso que estamos criando na aula, vamos poder ter uma outra vida no on-line e podendo fazer o que faz na vida real. Vou poder conversar com meus amigos, fazer novas amizades e isso de uma forma divertida", conta a aluna.  

A professora Caroline esclarece que para a construção do jogo, cada ano está elaborando uma parte do mundo online. "Os 1º anos ficaram responsáveis pelas criptomoedas para a compra dos itens na loja, os 2º anos estão desenhando e colocando valores nos produtos e os 3º anos estão fazendo a programação de todo Metaverso. Já os 4º anos, estão desenvolvendo os avatares que poderão interagir no ambiente criado e os 5º anos estão criando o layout de todo o mundo virtual", destaca. 

A produção de todos os elementos está sendo feita a partir de softwares para a idades dos alunos como, PowerPoint, Paint, Word, Readyplayer e Scratch.  

"Cada aplicação é fundamental para a composição desse projeto tão desafiador. A criatividade, trabalho em grupo, os desenhos e a programação em bloco que faz parte do entendimento da idade dos nossos alunos. Após a conclusão, teremos um dia em que todos os estudantes envolvidos no projeto poderão fazer compras na loja virtual criada por eles. Poderão ter a experiência de compra a partir dos óculos 3D, onde o avatar poderá visualizar o espaço e fazer a compra de itens", relata Franciele. 

Para a alegria das crianças, será feita a entrega de um elemento simbólico da compra que forem feitas virtualmente. "Estou ansiosa para ver meu avatar pronto e poder ir à loja fazer as compras. Eu não imaginava que isso poderia ser feito aqui na escola", enfatiza a aluna, Lorena Francisco Bonfante.  

Educação Inovadora 

Trabalhar tecnologias inovadoras no ensino e poder transformá-las para a linguagem de aprendizagem dos alunos, faz com que a educação alcance novos patamares.   

"Estar trabalhando essa temática tão atual irá contribuir com o futuro desses estudantes ou quando forem ingressar no mercado de trabalho. Pois, no momento em que realmente esse projeto mundial se concretize, os alunos já estarão um passo à frente de como funciona", frisa Caroline.  

Além do Metaverso, as professoras tiveram a preocupação de falar com os alunos sobre segurança na internet. "Dentro da tecnologia os alunos estão aprendendo os softwares que faz parte do nosso processo de aprendizagem. Trabalhando também a segurança na internet, onde enfatizamos os cuidados com classificação de idade, divulgação de endereço e conversa com estranhos", ressalta Franciele.  

Para que os conhecimentos se repliquem entre as turmas, está sendo criada uma cartilha com atividades, desafios e dicas de segurança para que possam ser compartilhadas por todos. "Serão abordadas temáticas como cyberbullying, fakenews, jogos on-line e dados pessoais, que fazem parte do dia a dia dos alunos, mas que em muitos momentos são esquecidos", finaliza Caroline. 

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