Foi instalado o novo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Macro Sul). Criciúma, Forquilhinha, Cocal do Sul e Siderópolis já estavam incluídos e o último município a entrar no consórcio foi Nova Veneza. Na última semana, o Legislativo neoveneziano aprovou a entrada do município por cinco votos a favor e quatro contrários.
A decisão dessa mudança vem após a saída do CIS da Amrec. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é o presidente do consórcio e Rubia Bresciani, servidora da Secretaria de Saúde de Criciúma, é a diretora.
“Vamos iniciar com uma equipe enxuta, reduzida e com uma nova proposta de trabalho, não é somente aquisição de medicamentos, consultas e exames, e sim trazer outras necessidades que os municípios apresentam. Existem dificuldades que precisamos encontrar soluções e o consórcio vem para somar”, explica Rubia.
LEIA MAIS:
“Estamos fazendo alguns encaminhamentos e acredito que a gente consiga fazer mais com menos e consegue fazer outros diferenciais para os municipios”, complementa.
Os contratos que haviam sido feitos com o antigo consórcio não vão vim para o CIS/Macro Sul. “Para prestar serviço para o nosso consórcio e nossos municípios vai ter que ser feito um contrato conosco, mas estarei visitando todos os prestadores e mostrando as propostas”, ressalta a diretora.