Depois de superar o Manaus nas cobranças de pênaltis, o Brusque se tornou o primeiro catarinense a ser campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Foi a 11ª edição da competição, criada em 2009 e que dessa vez teve 68 participantes, mesma quantidade desde 2016. Foi a segunda final decidida nos pênaltis.
O Brusque foi ainda o primeiro time do estado a jogar a final da competição. Antes, somente dois tinham garantido acesso para a Série C, primeiro a Chapecoense, que ficou na terceira posição em 2009 e no ano seguinte o Joinville, quarto colocado. Os dois times ascenderam até a Série A.
Jamais algum clube foi bicampeão da competição, o Tupi foi o único que conquistou dois acessos, em 2011 e 2013. Minas Gerais tem dois títulos, com o Tupi e com a Tombense, assim como o Ceará, com Guarany de Sobral e Ferroviário. Foi a segunda conquista da Região Sul.
O Sampaio Correa e o Operário-PR foram os únicos campeões que já no ano seguinte conquistaram a vaga na Série B. Além deles, Joinville em 2010, Oeste em 2011, Brasil de Pelotas e Londrina em 2014, CSA e São Bento em 2016 haviam subido da Série D para a Série C e repetiram o acesso no ano seguinte.