O Camboriú faz história. O time, que voltou à elite do Campeonato Catarinense nesta temporada, fez bonito desde a arrancada e garantiu, na noite deste sábado (19), inédita classificação à semifinal. De quebra, está assegurado na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, um dos objetivos que o clube tinha na competição. A vaga veio com a vitória por 3 a 2 sobre o Marcílio Dias no estádio das Nações, em Balneário Camboriú.
Agora, o Camboriú aguarda pela definição do seu adversário na semifinal. Hercílio Luz e Figueirense enfrentam-se neste domingo (20), às 11h, no estádio Anibal Costa, em Tubarão. No primeiro confronto, o Figueirense venceu por 1 a 0. Assim, joga pelo empate em Tubarão para ir à semifinal. Já o Hercílio precisa de uma vitória por qualquer placar.
O Camboriú só terá vantagem na semifinal se o adversário for o Figueirense. Com ele, jogará a segunda em casa e atuará por dois empates. Se o oponente for o Hercílio Luz, é o time de Tubarão quem terá a vantagem, já que foi segundo colocado na primeira fase, enquanto o Camboriú classificou em terceiro.
O jogo e a Série D
Ao abrir 3 a 0 no placar, logo no início do segundo tempo, o Camboriú parecia ter encaminhado uma classificação fácil. Porém, o Marcílio reagiu e quase complicou as coisas. O time da casa saiu na frente com Maicon Assis, aos 5 minutos. Bruno Mota ampliou aos 42 e Everton Martins anotou o terceiro, aos 2 da etapa final.
O Marcílio descontou com Rômulo, aos 19, e chegou ao segundo gol com PH, aos 31 minutos. Com o resultado, o Marcílio Dias não tem garantia de calendário nacional para 2023. Dependerá da campanha deste ano na Série D, se conquistar acesso à Série C. É a mesma situação dos demais catarinenses na D deste ano, o Próspera e o Juventus, que foram rebaixados no Estadual.
Com o Camboriú, irão para a Série D de 2023 por Santa Catarina o Hercílio Luz e o Concórdia.
Outra semifinal
O Brusque garantiu a primeira vaga na semifinal na tarde deste sábado, ao empatar com o Avaí em 0 a 0. O seu adversário sairá de Concórdia x Chapecoense, que enfrentam-se às 16h deste domingo em Concórdia. Na ida, 1 a 1. Novo empate e o Concórdia classifica. A Chapecoense precisa ganhar.