A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta semana novas regras para o futebol e que já estão em vigor. Com o início do Brasileirão e da Série B, as mudanças incluem novos protocolos do VAR e da análise da linha de impedimento, além de acréscimos no tempo regulamentar das partidas. Um documento com as modificações foi divulgado pela entidade e entregue aos clubes.
Uma das novidades é que os lances em análise pelo VAR serão disponibilizados nos telões dos estádios, desde que os locais tenham condições técnicas. Com isso, o torcedor presente no estádio vai poder acompanhar a revisão da jogada em tempo real.
Outra importante mudança é com com relação ao impedimento. Os árbitros e assistentes de vídeo irão utilizar linhas em azul para identificar o atacante e linhas em vermelho para identificar o defensor. A partir deste ano, quando os dois jogadores estiverem muito próximos, a equipe que estiver tentando o gol será beneficiada. O árbitro deixará o lance seguir e depois tomará sua decisão.
As partidas também devem receber acréscimos maiores. Os árbitros irão cronometrar o tempo em que a bola estiver parada, inclusive nas comemorações de gols e no tempo desperdiçado em uma cobrança de pênalti. Os acréscimos serão no modelo utilizado na Copa do Mundo do Catar em 2022.
Revisão do VAR
O árbitro que se sentir pressionado quando estiver na revisão do VAR deve advertir os jogadores com um cartão amarelo.
Área técnica
O árbitro também poderá paralisar o jogo ao se sentir pressionado por profissionais que estejam na área técnica e banco de reservas. Se necessário, ele poderá aplicar cartão amarelo ou vermelho..
Área de aquecimento
E uma outra mudança a partir deste ano é de que no máximo seis jogadores poderão se aquecer no local antes de entrar em campo. O rodízio dos atletas será feito pela comissão técnica das equipes. A mudança tem como objetivo diminuir a pressão exercida pelos jogadores ao árbitro da partida.