Para assinalar a prisão há um ano do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT) planeja promover todo dia 13, a partir deste mês, um ato nacional. "Um aprisionamento político", frisa o presidente do PT em Criciúma, Laércio Silva.
Os partidários da causa em Criciúma e região participaram da Caminhada Lula Livre na manhã deste sábado. Ela partiu da Praça da Chaminé, na Próspera, e seguiu pela Avenida Centenário em direção ao cruzamento com a Rua Henrique Lage. "Reunimos cerca de 300 pessoas", informa o secretário de Comunicação do PT de Criciúma, Miguel Nápoli. "Foi um ato vigoroso", resume.
Para os petistas criciumenses, a adesão foi positiva. "A participação maciça de militantes e simpatizantes e a boa receptividade da população, em um município marcado por manifestações conservadoras até recentemente, demonstram o amadurecimento da compreensão do erro coletivo em permitir e não reagir à recente onda de retrocessos que vive o país", acrescenta Nápoli. "Essa manifestação marca também o início de outras nos principais municípios de nossa região, assim como se espera que cresça o movimento em nível nacional", conclui.