O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (PM), Sandi Muris de Medeiros Sartor esteve no Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 18, para falar sobre a redução de crimes violentos em Criciúma e região. Em 2021, a Segurança Pública do Estado teve uma queda de 7,5% nos homicídios, por exemplo.
Segundo Sartor, o 9º Batalhão da PM que abrange Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, registrou 12 mortes violentas. Destas, duas foram ocasionadas em confronto policial e uma foi em legítima defesa, diante de um assalto a uma lanchonete. “É um número baixo e isso se deve ao trabalho preventivo da Polícia Militar”, disse.
O trabalho preventivo consiste na fiscalização do uso irregular e ilegal de armas de fogo, mapeamento de autores de crimes, acompanhamento em rondas penais, acompanhamento de apenados que saem temporariamente das cadeias e auxílio para mulheres vítimas de violência doméstica. “A região do Extremo Sul de Santa Catarina é considerada a que mais atua nas visitas preventivas”, pontuou o comandante.
Além disso, apenas em 2021 o 9º Batalhão da PM recuperou 261 veículos, entre furtados, roubados e clonados. Ouça a entrevista completa na íntegra: