A possibilidade de instalação da base do Serviço Aeropolicial do Sul do Estado (Saer Sul) no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, foi discutida nesta segunda-feira, 29, em reunião no Paço. O prefeito Clésio Salvaro tratou do tema com os deputados Daniel Freitas (federal, PSL) e Jessé Lopes (estadual, PSL), além de integrantes da comissão especialmente designada para tratar do Saer e da instalação do serviço aeromédico.
"Conversamos com os deputados sobre a base do Saer ficar em Criciúma. Existe um terreno onde hoje é a UBS do Centro, esse terreno é do Estado, mas quem utiliza é a prefeitura. A nossa ideia é permutar esse terreno com um ao lado do Parque dos Imigrantes com o compromisso do prefeito de fazer a base do Saer para ficar tudo pronto, com a seção do aeromédico", explica o vereador Tita Belloli (MDB). "O deputado Jessé e o deputado Daniel se comprometeram em fazer essa conversa com o Governo do Estado, eles querem que o Saer fique em Criciúma", assinala.
O vereador lembra as vantagens de levar o Saer para o Rio Maina. "Precisamos de um local adequado, com uma base própria. Ao lado do Parque dos Imigrantes daria mais segurança a todos no Rio Maina e é mais um atrativo para o parque. Você vai se sentir mais à vontade e com segurança no parque", observa.
Há quem defenda a transferência do Saer do espaço atual, na Vila Macarini, para o Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. "Primeiro teria que ter uma base própria. Não adianta levar para onde tem um prédio dos bombeiros. Se a cidade precisar do aeroporto para voos comerciais, vão precisar do espaço. O prefeito já propôs fazer a permuta para deixar a base do Saer em Criciúma", afirma. "Eu acho muito mais importante a base do Saer perto de um parque, para dar segurança às pessoas, do que qualquer litro de combustível. É importante, além de estar lá, dentro de Criciúma, vai ajudar a cuidar das pessoas", conclui.