Visando buscar novas rotas para o transporte de cargas via Porto de Imbituba, seis associações empresariais se uniram, incluindo a Acic. Nesta quinta-feira, 3, a partir das 9h, acontecerá uma reunião importante, com os presidentes do comitê, representantes da SCPar e mais dois secretários. O presidente da Associação Empresarial de Imbituba, Adilson Silvestre, falou sobre o tema.
“Nós já fizemos alguns encontros, começamos em Criciúma. É para que a gente possa utilizar o Porto de Imbituba, e temos um comitê. Fizemos alguns estudos na questão de tarifas e hoje um dos problemas que encontramos é a falta de linhas internacionais, para que a nossa carga de exportação possa sair aqui pelo porto do sul”, informou.
A petroquímica Braskem era uma das empresas que utilizava o Porto de Imbituba, mas isso não vem mais acontecendo. Conforme Silvestre, o objetivo do comitê é trabalhar por novas parcerias, fazendo uma ligação com o Porto de Sines, em Portugal.
“A empresa teria que cumprir um rito de licitação e ela não cumpriu esse rito, perdendo prazos, então a SCPar tomou um caminho que deveria tomar, para abrir licitação para outras empresas. É a Braskem, que até onde entendemos existe uma conversa para reativar, porque não apareceram interessados”, concluiu.