Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cooperativismo impulsiona desenvolvimento no Extremo Sul catarinense

Turvo celebra 75 anos de progresso com apoio de cooperativas

Por Giovana Bordignon Turvo, SC, 22/03/2024 - 16:14 Atualizado em 22/03/2024 - 17:27

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cooperativismo é destaque no Sul catarinense pelo papel que desempenha no desenvolvimento de toda a região. Em Turvo, as instituições fazem parte da história. Nesta semana, o município completou 75 anos, em que os princípios cooperativistas foram aplicados para impulsionar o crescimento econômico e fortalecer as comunidades locais.

Nesta sexta-feira (22), o programa Adelor Lessa contou as principais histórias do município ao lado das principais lideranças, o presidente do Sicoob, Romanim Dagostin; o presidente da Cersul, Andrei Magagnin; e o deputado estadual e ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli. Ouça as entrevistas completas:

Cooperativa nascida da agricultura

O Sicoob é um exemplo do impacto positivo do grupo. A cooperativa que nasceu em 1989, em Turvo, com um grupo de agricultores, cresceu exponencialmente ao longo dos anos, agora contando com mais de 60 mil associados e 30 agências espalhadas pela região.

“Nunca esquecemos da nossa origem. Até hoje, a cooperativa trabalha com uma cesta de produtos muito forte para a agricultura. Fomos pioneiros na aquisição de seguros agrícolas, então, os seguros de lavoura na nossa região são quase todos feitos no Sicoob”, ressaltou o presidente do Sicoob, Romanim Dagostin.

Além de marcar o início da cooperativa, a agricultura faz parte da história e da identidade de Turvo e região. Por isso, o Sicoob fornece produtos financeiros para o setor, que é o carro-chefe da cooperativa, além de ser pioneira na oferta de seguros agrícolas. O compromisso com a comunidade é um reflexo dos valores da marca.

“Cooperativismo significa isso, andar junto com as pessoas, estar próximo delas”, frisou Dagostin. “Esse ano nós fechamos com recorde: uma sobra de R$ 83,8 milhões. Estamos entre as três maiores cooperativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, completou.

Tradição em cooperativismo e energia

A cooperativa de distribuição de energia Cersul, também fundada no município, contribuiu para o desenvolvimento econômico da região. Fundada em 1949, a empresa é uma das mais importantes e tradicionais cooperativas de edificação rural do Sul Catarinense. Ela foi um catalisador para o crescimento financeiro e social, fornecendo energia para empresas e residências em toda a área de atuação.

“Doze anos depois de Turvo ser fundada, em 1949, o padre Paulino, liderando uma equipe de 25 abnegados homens, começou a desbravar o mato para trazer energia para o município, e então nasceu a Cersul. Hoje já estamos com quase 63 anos”, destacou o presidente da Cersul, Andrei Magagnin.

A Cersul possui uma extensa rede de distribuição que abrange cinco municípios completos e seis parcialmente. São 19 mil unidades consumidoras, abrangendo Turvo, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul e Ermo, e parte das cidades vizinhas Nova Veneza, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá, Sombrio e Jacinto Machado.

Segundo o presidente, a Cersul, hoje, a cooperativa oferece a menor tarifa em energia do estado. “Isso é uma forma de incentivo para crescimento, seja de empresas ou da qualidade de vida das pessoas. Nós temos a menor tarifa com qualidade e quantidade. Energia para quantos forem necessários e para toda a dimensão de indústria”, concluiu Magagnin.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito