Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

CPI dos Respiradores: relatório final será votado nesta terça

Somente os nove membros votarão. Deputados podem, ainda nesta segunda, apresentar mudanças à conclusão da investigação

Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 17/08/2020 - 07:58 Atualizado em 17/08/2020 - 08:07
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Respiradores na Assembleia Legislativa (Alesc) terá seu momento culminante nesta terça-feira, 18. O relatório final será votado pelos nove membros. "Não será um relatório duro, será um relatório justo", afirmou o presidente da CPI, deputado Sargento Lima (PSL), em entrevista à Rádio Som Maior nesta segunda-feira, 17.

Os nove membros da CPI já receberam o relatório, e têm prazo até as 17h desta segunda para encaminhar sugestões, acréscimos e correções à peça final. "Na sexta-feira os deputados membros tiveram acesso ao relatório, eles têm até as 17h para apresentar possíveis alterações. Importante buscar a unanimidade de votos. Se todo mundo participar da construção, é mais fácil" frisou.

O relatório será apresentado ao plenário da Alesc nesta terça-feira. "É uma apresentação aos demais 31 deputados e à sociedade. No plenário, ele será apenas lido, não vota de novo. Os demais deputados não votam, só votam os membros. Aos demais, é levado ao conhecimento", referiu. "O relatório final é então encaminhado à Mesa Diretora, que distribui ao Ministério Público para verificar possíveis indícios de crimes e irregularidades", pontuou Lima. "É encaminhado também ao Diário Oficial para que seja publicado, e também para uma comissão permanente da Alesc", emendou. "E, por último, ao Executivo para que as medidas administrativas possam ser tomadas", sublinhou.

O presidente não quis especular sobre a possibilidade de o relatório final, conforme seu resultado, dar origem a um novo processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL). "Prefiro não abordar esse tema. Seria especulação. É possível que haja alterações hoje ao longo do dia. Nao houve votação do relatório final. Tanto o governador quanto os demais envolvidos na compra dos respiradores chineses, essas pessoas têm o que explicar à Justiça", emendou.

Fazem parte da CPI, instalada no começo de maio, o vice-presidente Valdir Cobalchini (MDB), o relator Ivan Naatz (PL) e os membros Moacir Sopelsa (MDB), Felipe Estevão (PSL), João Amin, Milton Hobus (PSD), Marcos Vieira (PSDB) e Fabiano da Luz (PT).

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito