Com o objetivo de movimentar a arte e o artesanato em Criciúma, a 4° edição da Feira Expressão Coletiva acontecerá neste domingo (24). O evento ocorre no Sítio Marae, no Bosque do Repouso, e é aberto ao público, com início às 10h.
A ideia de criar a feira veio da Larissa da Silva Maciel, que é artesã e só conseguiu abrir o seu estabelecimento cerca de dez anos depois. Segundo a organizadora e idealizadora, após abrir sua marca, ela resolveu reunir outros artesãos.
Desde então, o ateliê de Larissa, a Maria Lamparina, se tornou uma loja colaborativa. Cerca de 20 artesãos fazem parte e podem vender seus produtos lá. O estabelecimento fica localizado no bairro São Luiz.
"A partir dessa rede, percebi que muitos artesãos não têm um espaço físico que possam expor o seu trabalho, por conta disso foi criado a Feira Expressão Coletiva”, explica.
Para as marcas fazerem parte, é preciso fazer a inscrição por meio de um formulário on-line. Os inscritos passam por avaliação e curadoria do evento. Os critérios para avaliação são os produtos artesanais e autorais. Neste ano, foram aprovadas 33 marcas.
“Avaliamos os produtos artesanais, também produtos ecológicos e autoral, que é criado por ela mesma”, comenta a organizadora
Uma das lojas aprovadas foi a Flores Macramê, marca de acessórios artesanais em macramê e miçangas, criada em janeiro de 2020. Angel Rocha, é a responsável pela criação dos acessórios e pelas encomendas em geral, aprendeu a técnica com a tia que é artesã.
“Nosso intuito de participar da 4ª Feira Expressão Coletiva é trazer mais visibilidade para o artesanato local e valor para a arte feita a mão vindo da sociedade”, ressalta Angel.
A Flores Macramê já participou de todas as quatro edições do evento. “Adoramos participar e esperamos agregar muito mais arte e reconhecimento cultural na próxima”, salienta a proprietária.
Além das lojas de artesanatos, terá música, com cantores locais, poesia e uma parte de recreação com arte circense, oficina de trapézio, lira e tecido acrobático para as crianças.
Lojas e marcas participantes desta edição
-
Flores Macramê
-
Hortus Artesanal
-
Lili Flor
-
Nós da Cabana
-
Soll Artes
-
Elementais da Montanha
-
Oh My Glória
-
Abad wood art
-
Maria Formosa
-
Do Bosque
-
Mainô Artesanato
-
Flua Amuletos
-
Clareô Velas
-
Flor do Mar Mandalas
-
Garota da Kombi
-
Fernanda Baldin
-
Jurema Bordados
-
Letra de Arteira
-
Abelhas Nativas do Brasil
-
Sementes de Amor Natural
-
Artesano
-
Suculentas Beija Flor
-
Kênia Entre Linhas
-
Bia Quevedo Artes
-
Potala Prismas
-
Doce Menino Doce
-
Mila Crochê e Amigurumi
-
Clélia Artesanato
-
Creative & Cute (papelaria)
-
DeF Artesanato
-
tábuas de Luz
-
Eight Seven
-
Poppin Corner
-
Aldeia Tekoá Marangatu – arte indígena guarani