A CasaPronta Tubarão reúne empreendedores, histórias, traz novidades dos setores da construção, mobiliário e decoração e busca oferecer oportunidades de negócios com 80 expositores de todas as regiões de Santa Catarina. A 11ª edição da feira acontece no Farol Shopping até domingo, dia 18.
Nos mais de quatro mil metros quadrados de evento passam muitas histórias, sonhos e conquistas, como a do Mahmoud Elhawwary, natural do Marrocos e que mora no Brasil há 15 anos. Atualmente morando em Tubarão, ele e o irmão Moncef Rais uniram doces brasileiros e marroquinos e criaram a Caravana do Marrocos.
"Temos uma fábrica em Tubarão com 10 funcionários. É um doce sem glúten, à base de coco e leite e também temos produtos sem lactose também. A ideia surgiu da cocada brasileira, porém era muito doce, com isso, utilizamos 70% menos de açúcar e com polpas de frutas. São 27 sabores, sendo sete especiais", explica Elhawwary.
Os empreendedores estão na Feira CasaPronta Tubarão há seis anos. "É um evento oficial do calendário da nossa empresa. Sempre é bom estar aqui, pois além de divulgar nosso trabalho, também adquirimos novos clientes", afirma Elhawwary. Neste ano, são 11 sabores de doces expostos no evento.
A produção dos doces vem de técnicas marroquinas. "São caldeiras e colocamos leite, coco, frutas e unimos os sabores. Hoje, são produzidas duas toneladas dos doces por mês e enviamos para todo o Brasil", comenta Elhawwary. "É o gosto da infância do brasileiro unindo a do marroquino. Atualmente, produzimos doces de 250 gramas até 500 toneladas", completa.
Para Elhawwary, o doce é diferente porque tem menos açúcar e não possui glúten. "É um doce leve e saboroso que vale a pena experimentar. Foi uma ideia minha e do meu irmão e trouxemos para Tubarão a ideia e demos continuidade e aqui demos emprego e oportunidade para outras pessoas", pontuou.
Doces que simbolizam a história de Tubarão
A empreendedora Izabelle de Souza Zabot é a proprietária da Doce Menino Doce há oito anos e há seis meses decidiu contar a história de Tubarão por meio de brigadeiros. Além disso, com as fotografias do seu pai Dilton Zabot, de 83 anos, criou cartões postais.
"Há quase um ano comecei um curso que é uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Nele recebi o desafio de desenvolver um produto com a identidade cultural de Tubarão. Nesse tempo, aprendi sobre empreendedorismo, designer e desenvolvimento de produto. Foram meses de estudos e pesquisas para chegar a seis sabores para esse cardápio. Criei todo design para colocar nas caixas e nos cartões postais presentes e os textos falando sobre cada sabor. Afinal, não é simplesmente um brigadeiro, é contar a história através deles", explica a empreendedora.
Os sabores receberam títulos para representar cada história. Confira abaixo a história de cada brigadeiro explicado por Izabelle.
Tuba-nharô - brigadeiro de tapioca: representando os povos indígenas que passaram por Tubarão. A tapioca é a goma da mandioca, um dos principais alimentos dos povos indígenas
Trago Açoriano - brigadeiro de cachaça: lembrando da cultura dos alambiques trazidos por esse povo.
Novo mundo - brigadeiro de milho: o cereal que veio forte nas terras de Tubarão. Onde não se dava trigo, o milho vinha forte.
Ouro do Rio- brigadeiro de laranja: à beira rio era de um dourado intenso por conta dos laranjais.
Vostra Itália - brigadeiro de vinho: italianos imigrantes vieram para a colônia de Azambuja e muitas famílias migraram para Tubarão.
Torra forte - brigadeiro de café: em 1920, Tubarão era a terceira maior produtora de café de Santa Catarina.
"Brigadeiro também conta história. Imagina você presentear alguém com história? Já o cartão postal também tem essa ideia, pois são imagens da cidade de Tubarão com um brigadeiro. São imagens feitas por meu pai, que é morador da Cidade Azul", conta. "O grande objetivo é que mais pessoas conheçam a história do município", completa.
Produtos de papelaria
Já Karina Saviatto é empreendedora e proprietária da Blandície Ateliê. A marca trabalha com encadernação e outros produtos de papelaria, tudo personalizado e com peças exclusivas. Produto com a marca da cidade de Tubarão.
"O empreendedorismo era algo novo, mas que fui aprendendo com o projeto 'Tubarão É Mais'. Me apaixonei pelo artesanato e hoje trabalho com ele. Essa coleção na imagem foi feita exclusivamente para o catálogo da Tubarão é Mais Criativa II, a partir da tentativa de valorização e preservação da obra do artista visual tubaronense Cachoeira, autor da obra linda que ilustra a capa", detalha. "Estudei a história de Tubarão, peguei uma imagem que marca o município e os moradores. Ilustrar essa imagem em meu material é algo muito importante para a minha história e também para o empreendimento", completa.