Na tarde deste sábado, dia 8, a Diocese de Criciúma ganhou um novo sacerdote. A celebração da Ordenação Presbiteral do Diácono Jader Bada Varela, realizada na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, foi presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, Bispo Diocesano, e concelebrada pelos padres integrantes do clero, reunindo diáconos, seminaristas, religiosos(as), leigos(as) e familiares do neo-sacerdote. Jader foi o terceiro diácono ordenado na paróquia nos últimos dois anos.
Filho de Jair Ronsani Varela e Albina Bada Varela, Jader tem uma irmã e nasceu na cidade de Jacinto Machado (SC). Ainda criança, mudou-se para Forquilhinha, onde realizou sua iniciação cristã. Em 2014, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. De 2016 a 2018, estudou Filosofia no Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque. E em 2022, concluiu seus estudos em Teologia no Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis.
Sua experiência pastoral, durante a etapa formativa, reúne passagens pelas paróquias: Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Gaspar/SC), Santuário Nossa Senhora dos Navegantes (Navegantes/SC), Paróquia São João Evangelista (Biguaçu/SC), Paróquia São Paulo Apóstolo (Criciúma/SC) e Paróquia Nossa Senhora da Natividade (Cocal do Sul/SC). Atualmente, Jader exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Maracajá/SC.
Entregar a vida ao Cristo
Sob o lema sacerdotal "Já não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim" (Gal 2,20), o pedido de ordem do candidato foi feito pelo reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, Padre Antônio da Silva Miguel Júnior. Em seguida, Dom Jacinto iniciou a homilia saudando os sacerdotes presentes, seminaristas, religiosos(as), o candidato ao presbiterado e as pessoas que acompanhavam pelas redes sociais.
"A ordenação no dia de hoje é algo divino, que fará você pertencer ao Senhor, o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ser de Deus não é uma tarefa fácil, é necessário oração, serviço e misericórdia, diante do Senhor não existe negociação, é preciso carregar a cruz e ser fiel aos desejos do seu coração. Deus sabe suas escolhas e com fé devemos ir e servir", disse o prelado. O Bispo também enalteceu a importância de ser um presbítero cheio de compaixão, que aceita ao chamado de Cristo mesmo diante das dificuldades.
Depois da homilia, deu-se continuidade ao rito da Ordenação. Um momento de grande emoção foi a paramentação do neo-sacerdote, quando Jader foi revestido da estola sacerdotal e da casula, sinais do serviço. De joelhos, Padre Jader teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma e enlaçadas pelo bispo, as mesmas foram desamarradas por sua mãe, que recebeu a primeira bênção. Em seguida, o sacerdote recebeu das mãos do Bispo o cálice e a patena, que serão utilizados para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.
Considerações finais
Em sua manifestação após a ordenação, Padre Jader agradeceu a Deus por tê-lo escolhido ao serviço da Igreja e da Diocese de Criciúma. "Agradeço a minha família, local onde nasceu a minha vocação, meu suporte, rocha firme em todos os momentos difíceis da caminhada e também dos felizes". O presbítero lembrou ainda das paróquias por onde passou e agradeceu aos irmãos do clero por todo o apoio. O momento foi encerrado com uma canção dedicada à Nossa Senhora e a bênção final.