A chapa vai esquentar no Sul catarinense. Tem feito calor nos últimos dias, mas a quinta-feira, 12, promete ser o dia mais quente do mês de dezembro até agora. Amanheceu em Criciúma com a temperatura próxima dos 20°C, mas ela sobe rapidamente: às 7h30, o termômetro já marcava 24°C. A tendência é de que chegue aos 37° à tarde.
Junto com o calor intenso, pode vir a chuva localizada, com trovoada; a exemplo do fim da tarde de quarta-feira, quando choveu em Braço do Norte e Siderópolis, além de Orleans, que registrou inclusive granizo.
O calorão passa na sexta-feira com a chegada do vento sul e a temperatura não passa dos 27°C. Porém, volta a esquentar no sábado, com 32°C; para o domingo, a previsão indica que pode chegar até os 40°C. O calor intenso traz novamente a possibilidade de chuvas com trovoadas para a tarde de domingo.
A frente fria retorna na semana que vem. Na segunda-feira chove durante o dia e não passa dos 30°C. A chuva, no entanto, deve ser abaixo da prevista anteriormente, segundo o climatologista Márcio Sônego. Não passará dos 20 milímetros