Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Eleitor pode ser acusado de boca de urna por post nas redes sociais

No domingo também é proibido pedir voto para qualquer candidato via whatsapp

Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 14/11/2020 - 15:30 Atualizado em 14/11/2020 - 15:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na contagem regressiva para as eleições 2020, muitos eleitores estão em dúvida sobre o que pode e o que não pode no dia do pleito. Especialistas orientam para que não haja o crime de boca de urna, principalmente devido ao uso errado das redes sociais e aplicativo de mensagem. 

Este crime eleitoral é cometido quando se pede votos no dia da eleição, tem pena de seis meses a um ano, ou a prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa de quase R$ 16 mil.

No domingo também é proibido pedir voto para qualquer candidato via whatsapp. 
"Hoje (sábado) é o último dia de campanha eleitoral. Já no domingo ela fica proibida seja na rua ou nas redes sociais. Então toda a postagem com essa característica e entrega de adesivos passa a ser crime eleitoral. Nesse domingo o eleitor pode expressar seu apoio silencioso. Ou seja,  ele pode se vestir com as cores do partido, segurara bandeira, mas nunca pedindo voto", esclarece o advogado especialista em direito eleitoral Pierre Vanderlinde.

Vanderlinde também orienta os eleitores para que busquem a verdade caso recebam uma mensagem duvidosa. "Sem dúvida nós temos duas grandes preocupação sob o ponto de vista de crime eleitoral. A primeira delas são as Fake News. Acontece muito quando um candidato ou membros do partido querem atingir o candidato da oposição que detém a liderança. Cheque sempre a informação. Outra preocupação diz respeito a pandemia. Importante deixar claro que a justiça eleitoral  reconhece que não há lei que impeça o eleitor de votar, mesmo que tenha sido contaminado pelo coronavírus. O eleitor tem que ter a consciência de não ficar em aglomeração em frente aos locais de votação. Vote, mas depois disso volte para casa. Não faça aglomeração pois além de aumentar a chance de doença é caracterizada com crime de boca de urna também", orienta Pierre Vanderlinde.

Acompanhe mais recomendações do especialista em direito eleitoral:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito