O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, vai estar junto com Jorginho Mello na entrega de viaturas e computadores no Sul do estado nesta sexta-feira (3). De 2021 para 2022, a região de Criciúma, que tinha 17 delegados, perdeu cinco profissionais.
“Ficamos sem delegado em Lauro Muller, Orleans, sem um delegado no 1° DP, sem outro no 2° DP, eram três delegados na DIC e passou a ser dois. Isso impactou diretamente, causando um apagão na região de Criciúma”, comenta o delegado-geral.
Serão entregues 11 viaturas para atender os municípios de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Balneário Rincão, além de outros sete computadores para as delegacias de Içara, Lauro Muller, Orleans e Treviso.
“Fizemos um estudo para enxugar gelo, porque o governo passado não fez concurso para Polícia Civil. Para delegado, foi em 2014 e, para escrivães, foi 2017. Nós temos uma dificuldade, fiz um ajuste com o governador e aumentamos o efetivo para 14 delegados da Polícia na região”, explica Gabriel.
Nove viaturas também serão entregues para atender os municípios de Sombrio, Araranguá, Turvo, Ermo, Meleiro, Morro Grande e Santa Rosa do Sul, além de nove computadores para Araranguá, Ermo, Maracajá, Meleiro, Timbé do Sul e Santa Rosa do Sul.
“O governador tem preocupação com esses municípios por entrada de facções criminosas, então estaremos em Sombrio, que é maior cidade da entrada de Rio Grande do Sul para Santa Catarina, e também tem uma posição estratégica da Polícia Civil para combater essas facções”, diz Gabriel.
Também será entregue um pleito do Fórum de Entidades de Criciúma com dois assuntos pontuados: aumento de efetivo e instalação de câmeras. O delegado-geral ressalta que conversou com pessoas que atuam em tecnologia para ampliação do projeto Bem-Te-Vi para colocar mais câmeras nas cidades.
“A Polícia Civil em Cocal do Sul resolveu um grave crime por conta disso. É uma cidade bem servida nessa área”, lembra Gabriel.