Um ano para esquecer. Um ano para servir de exemplo de como não agir. Este é o 2020 do Criciúma E.C. Quem pensou que o ano não poderia ser pior que o 2019 – quando o Tigre foi rebaixado para a Série C – se enganou. O 2020 foi pelo menos igual.
O clube não conseguiu passar da primeira fase da terceira divisão e pior, chegou à última rodada brigando para não cair para a Série D, algo impensável até pouco tempo.
Não bastasse a crise dentro de campo, o clube também vive momentos difíceis fora dele com a renúncia do presidente Jaime Dal Farra, que deixa o cargo no dia 31 de dezembro. Para os eu lugar, nada definido ainda.
Campanhas abaixo do tamanho do Criciúma
Mas antes de chegar ao péssimo desempenho na Série C, é preciso também contar a história carvoeira no Campeonato Catarinense. O time chegou às semifinais, é bem verdade, mas com desempenhos abaixo do esperado.
O Carvoeiro terminou a primeira fase em quinto, garantindo vaga nas quartas de final – classificavam oito. O adversário da segunda fase foi o Marcílio Dias, eliminado pelo Tigre. Porém, o Criciúma deixou a competição nas semifinais, em duelo com a Chapecoense que viria a ser campeã.
Outro baque no tricolor veio na Copa do Brasil: o time do Estádio Heriberto Hülse foi eliminado já na estreia e o pior com uma goleada de 4 a 1 para o Santo André.
A campanha na Série C está mais fresca na mente dos torcedores. O clube ficou na modesta oitava posição, a primeira fora da zona de rebaixamento. Foram sete derrotas, sete empates e apenas quatro vitórias em 18 jogos: 35,2% de aproveitamento.
E fora de campo
A volta dos tempos gloriosos de clube campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro, também passa pela reestruturação fora de campo. Em maio, Jaime Dal Farra renunciou a presidência do Criciúma. Ele fez o anúncio em reunião realizada no clube no dia 14. A Notificação Extrajudicial/Rescisão Contratual foi entregue aos integrantes da direção do Tigre.
Foram sete meses para encontrar um presidente e trabalhar na transição, mas não foi o que aconteceu. Nomes surgiram e saíram do processo ao longo deste tempo, eleição foi convocada e desmarcada pelo Conselho Deliberativo e restando poucos dias para a saída, ainda não se sabe quam ocupará a cadeira deixada por Dal Farra.
Ainda cogitava-se a sua permanência, mas em reunião do Conselho Deliberativo do dia 3 de novembro ele reafirmou a decisão tomada lá em maio: deixa a presidência no fim da participação do clube na Série C do Brasileiro.
Campanha do Tigre no Campeonato Catarinense de 2020:
5º colocado na primeira fase (classificavam oito para a segunda fase)
9 jogos na primeira fase
13 pontos
3 vitórias
4 empates
2 derrotas
9 gols marcados
9 gols sofridos
0 gols de saldo
48,1% de aproveitamento*O Tigre enfrentou o Marcílio Dias nas quartas de final, empatando em 0 a 0 no jogo de ida no Estádio Heriberto Hülse e garantindo a vaga nas semifinais ao vencer por 1 a 0 em Itajaí. Nas semifinais, o Criciúma acabou eliminado nos pênaltis pela Chapecoense após dois resultados iguais e 1 a 0.
O Criciúma na Copa do Brasil de 2020:Santo André 4x1 Criciúma
*Eliminado na primeira fase
Campanha do Criciúma no Campeonato Brasileiro da Série C de 2020:8ª posição do Grupo B
18 jogos
19 pontos
4 vitórias
7 empates
7 derrotas
20 Gols marcados
25 gols sofridos
-5 de saldo
35,2% de aproveitamento