De um total de 16,3 mil novas vagas de emprego em Santa Catarina, a indústria de transformação foi responsável por aproximadamente 12 mil em fevereiro. Desta forma, o estado foi o que mais gerou vagas no setor no mês que passou. O levantamento foi divulgado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de SC (Fiesc).
“Santa Catarina hoje se destaca em nível de Brasil em quase todos os índices econômicos. Não tem um indicador que Santa Catarina esteja abaixo. E na geração de empregos nós estamos a frente de outros estado. E quase todos os setores foram positivos em geração de empregos em todo o estado. Então mostra uma retomada de economia em 2018”, comentou Sidnei Rodrigues, coordenador do Observatório da Indústria da Fiesc.
Ainda segundo Rodrigues, a taxa de desemprego em Santa Catarina é bem inferior a outros estado brasileiros. “Hoje, se olharmos a taxa de desemprego e desocupação, estamos em torno de 6,5 a 7%. A maior parte dos estados está acima de 10%. Até o fim do ano queremos chegar a 5%. Acreditamos que em 2018 vai continuar crescendo e o saldo vai ser positivo”, revelou.