O deputado Mauro De Nadal (MDB), foi confirmado presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), com 38 votos. Somente a chapa de Nadal se inscreveu para presidência da Casa. Conforme acordo, em 2022, o deputado Moacir Sopelsa assumirá a presidência.
Além do deputado Julio Garcia (PSD), que est´pa com o mandato suspenso, a deptada Ada De Luca (MDB), também esteve ausente. "Reafirmo confiança à sociedade de forma ampla, não medirei esforços para que a Alesc faça sempre o seu melhor. Vou trabalhar muito. Fazer que o parlamento seja cada vez mais bem quisto pela sociedade. Aplicaremos bem os recursos e faremos a coisa certa. A Alesc é cada vez mais a caixa de ressonância da sociedade. As pessoas querem saúde assegurada, escola retomada, precisamos multiplicar forças no parlamento. A nossa caminhada é uma: para frente pelo crescimento de Santa Catarina", destacou o novo presidente da Alesc.
Nadal foi eleito prefeito de Cunha Porã pela primeira vez em 2001 aos 27 anos de idade, sendo reeleito quadro anos depois. Foi suplente de deputado estadual em 2010, sendo efetivado em 2012, reeleito em 2014 e 2018.
Com isso, o MDB comandará a Casa Legislativa pela quinta vez, ficando atrás do PP, que já teve seis presidentes. Depois de PP e MDB, no ranking com mais presidentes aparecem DEM (4), PSD (3), PSDB (2), PT (2) e PTC (1).
Na sequência, os deputados elegeram os membros da Mesa Diretora. Rodrigo Minotto (PDT), eleito 4º secretário, representa o Sul do estado. Nesta terça-feira, 2, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), ou um representante estará presente na sessão para a mensagem governamental.
Mesa diretora da Alesc:
Presidente: Mauro De Nadal (MDB)
1º vice-presidente: Nilso Berlanda (PL)
2º vice-presidente: Kennedy Nunes (PSD)
1º secretário: Ricardo Alba (PSL)
2º secretário: Rodrigo Minotto (PDT)
3º secretário: Padre Pedro Baldissera (PT)
4º secretário: Laércio Schuster (PSB)