Dono de emissoras de televisão, rádios e outros negócios na área da comunicação, um dos personagens mais influentes na comunicação de Santa Catarina é o convidado desta sexta-feira (31) no Nomes & Marcas. O empresário Roberto Amaral, natural de Lages, contou sua história, crescimento e experiências ao apresentador Adelor Lessa.
Assista à entrevista completa (a matéria continua após o vídeo):
“Eu nasci dentro de uma rádio. O pessoal fala que o bebê conforto foi inventado pelo meu pai. Ele consertava rádios, tirava aquela parte de metal do rádio e a caixa de madeira colocava ao lado e me colocava ali. A nossa rádio, em Lages, começou em 1947, três meses depois do meu nascimento”, contou.
Amaral destacou como seu pai inicialmente acreditava que seu futuro seria em empresas estatais, como a Embratel. “Por conta disso, fui fazer Engenharia de Telecomunicações em Minas Gerais. Em 1970, 54 anos atrás, me formei em Engenharia de Telecomunicações, fui o primeiro engenheiro na área no Sul e fui trabalhar na RBS, em Porto Alegre. Fui para a Escócia, onde passei quase um ano estudando televisão a cores, patrocinado pela Rádio e TV Gaúcha, de Porto Alegre”.
Após retornar da Escócia, Roberto trabalhou na Telesc, conhecida na época como Cotesc, onde ficou por sete anos. Em 1973, ele foi para a Alemanha, onde passou praticamente o ano todo desenvolvendo o grande plano diretor de comunicação do Estado. Com a morte do pai em 1976, ele precisou assumir os negócios da família em Lages.
“Com o falecimento do meu pai, me tornei empresário meio empurrado. Só tinha eu, então assumi a rádio. De lá para cá, ganhamos uma concessão de uma televisão, que hoje está presente em todo o Estado de Santa Catarina”, contou.