O novo secretário de Estado da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, concedeu entrevista no Plenário da Rádio Som Maior, na manhã desta terça-feira (25). O profissional, que é procurador de Justiça, falou sobre os desafios e prioridades no comando da pasta em Santa Catarina.
Ouça o Plenário na íntegra:
Na visão do secretário, o trauma causado pelo ataque à creche Bom Pastor, no dia 5 de abril em Blumenau, colocou a pauta como prioridade da pasta. "Nós temos que cuidar das nossas crianças, dos futuros cidadãos. Nesse sentido, o governador Jorginho Mello, com o apoio da Assembleia Legislativa, foi muito ágil ao criar o Programa Escola Mais Segura, que contrata policiais aposentados", afirma.
Ainda, o secretário defende a criação mecanismos nos próprios municípios. “Você não pode colocar as energias da luta contra o crime e medidas contra a criminalidade no topo da pirâmide. Você tem que virar a pirâmide de cabeça para baixo e pensar na base”, ressalta.
"Nós precisamos, nessa base, contar com as guardas municipais. É um instrumento indispensável, importantissímo, que pode estar cuidando da segurança de uma praça, na saída de uma escola ou dando palestras nessas instituições. E usar os policiais militares em outras missões", acrescenta.