Após reclamações de falta de energia na região da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, a Cooperativa de Energia Treviso com Responsabilidade (Certrel) diz que a questão maior é a própria característica da região rural, mas melhorias estão sendo feitas. Um dos locais mais afetados com o problema tem sido o Aguaí Santuário Ecológico.
De acordo com o engenheiro eletricista e responsável técnico, Luciano Antunes Pinto, a Certrel tem redes elétricas, predominantemente, rural. "No caso específico do Aguaí e outros restaurantes próximos de Nova Veneza, são o final da nossa rede. Nós temos três alimentadores, e estamos construindo o quarto para melhorar o sistema elétrico. Essencialmente naquela região, o alimentador tem perfil mais rural", afirmou.
Ainda conforme o engenheiro, o local está suscetível a imprevistos. "Foi o que aconteceu nesse fim de semana. Houve o rompimento de um condutor de alta tensão. Aí tem todo um procedimento de operação e de segurança para restabelecer a energia. Infelizmente, acontece. Não temos como garantir 100% do fornecimento", disse.
Ao todo, são 500 quilômetros de rede da Certrel, desse total, 70% estão em meio rural. As soluções não são baratas e nem simples de serem feitas, mas obras estão em andamento, garante o engenheiro. "Chega no verão, são chuvas muito fortes e ventos. São situações que, por mais que os investimentos ocorram, há problemas. Isso já foi muito pior", relatou.