Jair Bolsonaro (PL) lidera todos os cenários propostos no levantamento encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), em Criciúma. Em segundo lugar, na espontânea - feita antes de o entrevistador apresentar uma lista de pré-candidatos, está Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pesquisa espontânea
Portanto, na pesquisa espontânea, Jair Bolsonaro tem a maioria das intenções de voto, com 42%. Em seguida, vem: Não sabe (24,7%); Luiz Inácio Lula da Silva (22,7%); Nenhum (5,3%); Ciro Gomes (4,5%); André Janones (0,7%) e Simone Tebet (0,2%).
No entanto, tanto Jair Bolsonaro, como Luiz Inácio Lula da Silva, reduziram seus percentuais de intenção de voto, em comparação com a pesquisa anterior encomendada pela Rádio Som Maior e Portal 4oito.
O presidente da República, que somou 44,2% dos votos em maio, neste mês, no levantamento, atingiu 42%. Lula, por outro lado, apresentou um decréscimo de 25,3% para 22,7%. Enquanto isso, os eleitores que não sabem em quem votar aumentaram em 2,5% entre as duas pesquisas.
Veja os índices completos:
Pesquisa estimulada
Na estimulada - onde os entrevistados têm à disposição uma lista de pré-candidatos -, os resultados ficam dispostos da seguinte maneira: Jair Bolsonaro (51,3%); Luiz Inácio Lula da Silva (25,7%); Ciro Gomes (7,2%); Branco/Nulo (5,3%); Não sabe (3,7%); André Janones (1,8%); Simone Tebet (1,8%); Luiz Felipe D'Ávila (1,3%); Pablo Marçal (0,8%) General Santos Cruz (0,5%); Leonardo Péricles (0,3%); José Maria Eymael (0,2%).
Luciano Bivar (UB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) registraram 0% no levantamento do IPC encomendado pela Rádio Som Maior e Portal 4oito. João Dória e Sérgio Moro (UB) participaram da pesquisa anterior, mas, nesta, não.
Neste cenário, Jair Bolsonaro apresentou um pequeno acréscimo no número de intenções de votos, cerca de 0,6%, enquanto Lula registrou uma queda de 1,8%, em comparação com as duas pesquisas, de maio e julho.
Veja os índices completos:
Cenários em possibilidade de 2º turno
O levantamento do IPC também apresentou cenários em possibilidade de 2º turno para o pleito que define a presidência do Brasil. No Cenário A, em que estão Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, os resultados são: 55% para o atual presidente e 31,3% para o petista. Os dois pré-candidatos apresentaram queda em comparação com os dados coletados em maio e julho.
Na mesma análise, 3,7% dos entrevistados não souberam dizer em quem votariam neste cenário e 10% marcaram a opção Branco/Nulo.
Veja os índices completos:
No Cenário B, em que há Jair Bolsonaro e Ciro Gomes como opções de voto, o atual presidente da República leva a melhor, com 51,7% as intenções, enquanto o pedetista atinge 27,5%. No levantamento dessa possibilidade, 14,7% responderam Branco/ Nulo e 6,2% não souberam dizer.
Veja os índices completos:
O Cenário C retira Jair Bolsonaro das opções e coloca Ciro Gomes e Luiz Inácio Lula da Silva. A maioria das intenções de voto é do pedetista, com 37,5%, enquanto o petista atinge 31,5%. Os dois políticos registraram aumento em comparação com as pesquisas de maio e julho.
Veja os índices completos:
Nesta possibilidade, ainda, 9,7% não souberam dizer e 21,3% responderam Branco/Nulo.
No Cenário D, que coloca Jair Bolsonaro e Simone Tebet como opções, o atual presidente da República ultrapassa, novamente, a metade dos votos, com 52,7%, e a emedebista atinge 20,7%. Nesta possibilidade, 17,7% optaram por Branco/Nulo e 9% não souberam dizer.
Veja os índices completos:
No Cenário E, com Luiz Inácio Lula de Silva e Simone Tebet como opções para a majoritária, a maioria dos votos é do petista, que soma 32,5%. Logo abaixo, a emedebista atinge 31,2% das intenções. Dos entrevistados, 25,2% escolheram Branco/Nulo e 11,2% não souberam dizer.
Veja os índices completos:
Dados da pesquisa
O levantamento, encomendado pela Rádio Som Maior, entrevistou 600 pessoas em Criciúma, entre os dias 8 e 9 de julho, e foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). O nível de confiança é 95% e a margem de erro máxima é de 4,0%. Os dados referentes à pesquisa eleitoral das Eleições 2022 no Estado de Santa Catarina foram protocolados sob o nº SC-06011/2022 e nº BR-01917/2022.