Por: Denis Luciano e Heitor Araujo
O Próspera reestreou no Campeonato Catarinense, após 13 anos distante, com uma derrota no apagar das luzes contra o Joinville. O Time da Raça mandou a partida no Domingos Gonzalez, em Tubarão, e criou algumas chances que poderiam ter trazido os três pontos.
No entanto, sem efetividade nas poucas conclusões e uma desatenção ao fim da partida, no último minuto, Thiago Oliveira, atacante reserva do Jec, entrou em disparada na grande área e fez o gol da vitória dos visitantes por 1 x 0.
O Jogo
Aos dois minutos do primeiro tempo o Jec quase abriu o placar, com Gustavo Ermel, na grande área, tirando a bola do goleiro Guilherme Prezi, mas Diego Silva salvou quase em cima da linha.
Aos oito minutos veio a primeira descida do Próspera. Ataque pelo lado direito até a bola chegar ao centroavante Maicon Santana. O camisa 9 fez o pivô e rolou para Galiardo, que chutou forte de fora da área, direto pela linha de fundo.
O primeiro tempo acabou com poucas chances de gol para os dois lados, em uma partida truncada. O Próspera tentou na ligação direta chegar ao ataque, mas obteve poucos espaços. Ao Joinville, faltou inspiração e aproximação para vencer a marcação em bloco médio do Time da Raça.
Volta igual
O segundo tempo começou como terminou o primeiro: muita transpiração, divididas e pouca inspiração. A segunda grande chance do jogo foi do Joinville.
Aos 12 minutos, Diego armou contra-ataque pelo lado esquerdo e fez o cruzamento para Alisson Mira. Entre a dupla de zaga, o centroavante chutou quase na pequena área, mas em cima de Guilherme Prezi, que salvou o Time da Raça.
Lucas Bessa entrou na metade do segundo tempo, mas não permaneceu muito tempo em campo. O volante sentiu o tornozelo direito e teve que sair para a entrada de Eduardo.
Próspera ataca
A grande chance do Próspera na partida foi aos 26 minutos. Danielzinho fez grande jogada individual pelo lado direito, driblou três e cruzou fechado, obrigando Volpi a se espichar todo para mandar a escanteio.
Aos 31 minutos, após jogada de Gabriel pelo lado esquerdo, Dudu pegou a sobra da entrada da área e chutou com força, próximo à trave do goleiro Volpi. Um minuto depois, Diego deu o troco e arrancou pelo meio-campo, driblou Galiardo e bateu forte, também rente ao poste.
Gustavo Ermel desperdiçou outra oportunidade para o Joinville aos 35 minutos do segundo tempo. O ponteiro recebeu a bola de Thiago Santos, em triangulação com Diego. Arrematou da entrada da área e a bola saiu por cima do gol.
Mudanças
Paulo Baier terminou a mexer nas opções de frente, mesmo com a pouca produção ofensiva do Time da Raça. Aos 39 minutos entraram Leomir e Hugo Ragelli, no lugar de Léo Natal e Hugo Ragelli.
Foi de Leomir a segunda boa chance do Próspera. Recebeu passe pelo lado direito da grande área e soltou o foguete cruzado. Volpi se esticou todo e fez a grande defesa da partida.
O segundo tempo foi mais movimentado: Thiago Santos mandou um balaço na trave aos 42 do segundo tempo.
O Gol
O gol da partida foi no último minuto. Em triangulação entre Renan Castro e Gustavo Ermel, o camisa 11 achou Thiago Santos, que invadiu a grande área mais atento que a zaga. Ele chutou no cantinho, sem chances para Guilherme Prezi.
Agora, o Próspera volta a Criciúma para enfrentar o Hercílio Luz, no Heriberto Hülse, com mando de campo da equipe de Tubarão, no domingo às 16h.
O Joinville volta para a casa onde enfrenta o Marcílio Dias, às 19h, na Arena Joinville.
Ficha Técnica
Próspera 0 x 1 Joinville, válido pela 1ª rodada do Campeonato Catarinense
Local: estádio Domingos Gonzalez, em Tubarão
Horário: 16h
Arbitragem: William Machado Steffen, auxiliado por Bruno Muller e Mauro Ricardo Oliveira Alves da Luz
Gol: Thiago Santos (Joinville)
Cartões amarelos: Gullith (Próspera); Renan Castro e Lucas Goes (Joinville)
Próspera: Guilherme Prezi; Suelinton, Baiano, Gullith e Diego Silva; Jessé (Lucas Bessa e depois Dudu), Jean Natal (Leomir) e Galiardo; Gabriel e Danielzinho e Maicon Santana (Hugo Ragelli). Técnico: Paulo Baier.
Joinville: Fabiano Volpi; André Rosa, Fernando, Charles e Renan Castro; Banguelê, Lucas Goes, Diego, Douglas Packer (Tiaguinho) e Gustavo Ermel; Alison Mira (Thiago Santos). Técnico: Vinícius Eutrópio.