O PSTU foi o sexto partido a formalizar o lançamento da sua pré-candidatura à presidência da República. A socióloga pernambucana Vera Lúcia Salgado, 55 anos, está confirmada como o nome da sigla, de extrema esquerda. Ela já disputou a eleição presidencial em 2018, quando foi a décima primeira entre os 13 concorrentes com 55.762 votos, 0,05% dos válidos. Ficou à frente, há quatro anos, de José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL).
"Farei o que tenho feito, empunhar a bandeira vermelha do socialismo e, perante essa barbárie capitalista, apresentar o programa que pode acabar com as desgraças que se abatem sobre negros e brancos, héteros e LGBT, empregados e desempregados", afirmou Vera, durante a live de lançamento da sua candidatura na tarde deste sábado (19).
Fundado em 1994, o PSTU participou de todas as eleições presidenciais desde então. No mesmo ano, apoiou Lula (PT), segundo colocado contra Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Teve as candidaturas próprias de Zé Maria de Almeida em 1998, 2002, 2010 e 2014. Em 2006 o partido compôs a chapa de Heloísa Helena (PSOL) e teve Vera Lúcia em 2018, repetindo a participação agora no pleito.
Outros já lançados
Antes do PSTU, lançaram suas pré-candidaturas o PDT (Ciro Gomes), PSDB (João Doria), MDB (Simone Tebet), Novo (Luiz Felipe D´Avila) e Unidade Popular (Leonardo Péricles).
Quatro partidos já anunciaram seus pré-candidatos, mas ainda não formalizaram os lançamentos: PL (Jair Bolsonaro), PT (Luiz Inácio Lula da Silva), União Brasil (Luiz Henrique Mandetta) e Podemos (Sérgio Moro).