Considerando as demais regiões do estado, a Sul permanece atrás quando se trata de crescimento econômico. Na semana passada, foram divulgados os últimos números do movimento econômico das três microrregiões do Sul do estado (Amesc, Amrec e Amurel), referentes a 2017. Segundo Ailson Piva, coordenador do movimento econômico da Amrec, nos últimos anos a região cresce, mas não consegue alcançar a média de crescimento estadual.
“Por isso há uma diminuição do repasse do ICMS, porque a região não acompanha o estado. Içara é um dos municípios que mais cresce. Mas o que mais surpreende é o Porto de Imbituba, que está seguindo o mesmo ritmo de Itajaí. Por isso, Imbituba deve se tornar uma dos maiores municípios da região sul, isso por conta da exportação”, contou.
Segundo Ailson, comparando os números entre 2017 e 2016, a Amrec apresentou crescimento de 3,89%, a Amesc tem uma queda de 3,61% e a Amurel tem um acrescimento de 4,21%. “Só que o estado cresce na faixa de 5,25%, então o maior crescimento, que é o da Amurel, ainda fica um ponto abaixo da média estadual”, explicou.
Tabela do Valor Anual dos municípios:
Confira a entrevista completa no áudio: