Em coletiva na manhã desta sexta-feira, 25, após os últimos trabalhos de preparação no sul catarinense para a partida contra o Figueirense em Florianópolis, Roberto Cavalo confirmou que tem apenas uma dúvida para o time titular: entre Daniel Costa e Léo Gamalho.
Os dois atletas, responsáveis por 9 gols nesta Série B, quase a metade do total de gols do Tigre na competição, chegaram a treinar juntos entre os reservas ao longo da semana. Porém, no trabalho coletivo da quinta-feira, Cavalo escolheu Léo Gamalho para começar no time titular; no decorrer da atividade, o centroavante deixou o time para a entrada de Daniel Costa.
Com a dúvida, Julimar, que chegou a treinar como titular, deve mesmo figurar no banco de reservas. Assim, Reis, Reinaldo e Vinícius estão confirmados para a partida de sábado.
Cavalo também confirmou a ausência de Carlos Eduardo, que voltou a sentir a clavícula. “Nós começamos a semana com Carlos Eduardo nos trabalhos e ele não teve condições de ir pro jogo. Nos preocupa, porque não temos um lateral de ofício hoje. Vamos colocar o que está em melhor momento. Conforme o atleta produz nos treinos, a gente decide se escala ou não. Pelo tamanho do jogo contra o Figueirense, talvez tenha um jovem que sinta mais, pelo momento na tabela", explicou Cavalo.
O técnico projetou um Tigre com a linha defensiva baixa, suportando a pressão do Figueirense e buscando os contra-ataques para vencer a partida. “Como precisamos fazer gol, talvez não deixemos o Léo Gamalho no banco. O Daniel é o único meia, mas estamos com o Reis mais inteiro. A ideia é o contra-ataque, então teríamos a velocidade de Vinícius, Reis e Reinaldo. Sabemos que o Figueirense vai nos pressionar, treinamos a marcação de linha baixa e também de marcação na saída de bola”, especulou Cavalo.
Jogo a jogo
Discurso tradicional na Série B, o clima entre comissão técnica e grupo de jogadores é evitar as projeções de pontos - inicialmente nos 45 para escapar do rebaixamento, mas que pode cair para 44 - e pensar jogo a jogo. A virada quase que obrigatoriamente tem que começar com uma vitória no sábado.
“Não digo que vou ficar na história (se escapar do rebaixamento). É o que precisamos (as cinco vitórias), é sofrido, mas com os jogadores eu falo jogo a jogo. A cidade está acreditando, mas é um momento difícil que passamos. Estou convicto de que o Criciúma vai fazer um grande jogo e que a gente não vai cair”, prometeu Cavalo.
O provável Tigre para enfrentar o Figueira: Luiz; Jean Mangabeira, Thales, Derlan e Marlo; Wesley, Foguinho e Reis; Vinícius, Reinaldo e Léo Gamalho (Daniel Costa).