A Sicredi Sul SC, uma das 110 cooperativas pertencentes ao Sicredi com atuação nos 45 municípios do sul catarinense, abre nesta segunda-feira, 11, as inscrições para o Fundo Social 2020. A iniciativa, aprovada pelos associados nas assembleias deste ano, destina 1% dos resultados da instituição para projetos que possam desenvolver as comunidades em seis áreas: educação, cultura, esporte, meio ambiente, segurança e saúde. Empresas associadas à cooperativa e instituições públicas podem cadastrar as suas demandas pelo site.
O valor de R$ 177 mil correspondente ao Fundo será distribuído entre as 16 agências da cooperativa, conforme divisão prevista no regulamento. "Tem uma parte fixa de 20%, 40% é ratiado proporcionalmente conforme o número de associados e os outros 40% é distribuido pelo resultado da agência", explica o presidente da Sicredi Sul Sc, Aloísio Westrup. Nesses pontos de atendimento do Sicredi, a avaliação e a escolha dos projetos contemplados serão feitas pelas equipes e pelos associados que são coordenadores de núcleo da agência.
O Fundo Social é uma iniciativa já praticada por várias cooperativas do Sicredi ao redor do país. Somente até 2018, o projeto já havia destinado mais de R$ 14 milhões de reais à iniciativas das mais diversas áreas. “O sétimo princípio do cooperativismo prevê a prática do interesse pela comunidade. E o fundo nos ajuda a materializá-lo ainda mais. Ele se soma a outras frentes como o Programa A União Faz a Vida, na área da educação, à educação financeira e ao Dia C de cooperar”, finaliza Westrup.
As inscrições para o Fundo Social 2020 podem ser realizadas pelo site. Lá também é possível conferir o regulamento e as perguntas mais comuns sobre a iniciativa. O número (48) 99169 5700 também está disponível para perguntas sobre o tema, via WhatsApp.