No Nomes & Marcas deste sábado (26), o empresário Luiz Cornélio Pacheco, proprietário da Colix, soluções para resíduos hospitalares, contou a sua história e também da empresa. Natural de Araranguá e formado em Ciências Contábeis pela atual Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), ele trabalhou na administração de hospitais no final dos anos 80.
O empresário é pós graduado em gestão hospitalar e trabalhou 19 anos na área, em cidades como Viamão e Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, além de trabalhar dez anos no Hospital São Judas Tadeu, em Meleiro, Santa Catarina.
[o texto continua após o vídeo]
Após uma questão pessoal e visando outros negócios, ele não atuou mais na gestão hospitalar. Na época, os resíduos hospitalares eram incinerados atrás do hospital e após uma legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exigiu o descarte certo, foi dessa forma que surgiu a Colix.
“Meu irmão trabalhava na Unimed de Brusque e falava: ‘Aqui tem uma empresa que passa fazendo coleta dessa material’, então fui ver e deu o start”, diz o empresário.