As categorias Sub-15 e Sub-17 do Criciúma estreiam neste final de semana no Campeonato Catarinense da Série A. As equipes enfrentam o Figueirense neste sábado (23) no Centro de Treinamento do Cambirela, em Palhoça. Os garotos do Sub-15 jogam às 13 horas, e na sequência ocorre a partida do Sub-17.
São 13 clubes em cada disputa na busca pelo título. Participarão das duas categorias os seguintes times: Avaí, Chapecoense, Brusque, Marcílio Dias, Juventus, Próspera, Joinville, Figueirense, Concórdia, Hercílio Luz, Barra FC, Camboriú e Criciúma. As partidas da categoria Sub-15 são sempre preliminares da categoria Sub-17.
O Sub-17 do Tigre foi o grande bicampeão de 2021. No dia 20 de novembro, o Criciúma enfrentou o Avaí no estádio da Ressacada, em Florianópolis, e venceu a decisão pelo placar de 3 a 1, levantando a taça após o triunfo por 3 a 2 nas penalidades. No jogo de ida, os carvoeiros haviam sido derrotados por 4 a 2.
A campanha vitoriosa iniciou com 12 pontos somados na primeira fase, ficando na 3ª colocação. Em seis rodadas disputadas, foram quatro vitórias e duas derrotas. Na semifinal, a equipe então comandada pelo técnico Amauri Barasuol, venceu o Barra em casa por 1 a 0 e empatou em 1 a 1 na casa do adversário. Em dez partidas disputadas, foram 16 gols marcados e 11 sofridos.
Competições das categorias de base
Além da disputa do Catarinense, o Sub-17 entra em campo na quarta-feira (27) pela Copa do Brasil da categoria. Os carvoeiros recebem o Santos do Amapá, às 15 horas, no estádio Heriberto Hülse. O confronto único é válido pela 1ª fase da competição nacional.
A primeira competição do Sub-20 será a Copa Santa Catarina, que inicia no dia 30 de abril. O Criciúma enfrenta o Avaí no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. O Campeonato Catarinense da categoria, de acordo com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), ocorre no segundo semestre.