Com gols de Elvis e Douglas Moreira, o Tigre venceu o Figueirense pela última vez no longínquo ano de 2016, em partida válida pela quinta rodada do Catarinense. Nestas cinco temporadas de jejum contra o rival catarinense, foram disputados 15 jogos, com nove empates e seis vitórias do Furacão do Estreito. Os dados são do site Meu Time na Rede
Trata-se do maior jejum de vitórias do Tigre contra os chamados grandes de Santa Catarina. Contra Avaí, Chapecoense e Joinville, o Criciúma conquistou vitórias em 2020. Na última vitória sobre o Figueirense, no dia 14 de fevereiro, o Criciúma era comandado por Roberto Cavalo e tinha Luiz, Ezequiel, Diego Giaretta, Marlon e Roguer Guedes no time.
O Figueirense é justamente o próximo adversário do Tigre na Série C, em jogo considerado decisivo pelo técnico Paulo Baier, após conhecer as duas primeiras derrotas na competição em excursão ao interior paulista, contra Botafogo (3 x 1) e Mirassol (2 x 0).
"É obrigação ganhar do Figueirense, é um jogo decisivo, como se fosse uma final para nós. Nosso primeiro turno foi além da expectativa, temos mais esse jogo em casa e é obrigação vencer, já alertei aos atletas", afirmou o técnico.
No Heriberto Hülse, o jejum de vitórias contra o Figueirense ultrapassou os sete anos: a última foi na Série A de 2014, 1 x 0, com gol de Silvinho - o atacante, de volta ao Tigre, pode ser novidade no confronto de sexta-feira, às 16h, no Majestoso.
Na Série C deste ano, o Criciúma leva a melhor sobre o Figueira na tabela: o time do técnico Paulo Baier é o quarto colocado, com 14 pontos, enquanto o de Jorginho está na sétima colocação, com 10. Depois do jogo contra o Botafogo na rodada passada, empate em 0 x 0, o técnico disparou contra a equipe. "Tirando o goleiro e os dois zagueiros, ninguém jogou nada", criticou Jorginho.
Apesar da série invicta nos clássicos, o Figueirense também tem dificuldades nos confrontos contra o Tigre nos últimos anos: são cinco empates consecutivos. A última vitória do Furacão foi em 2019, no estádio Heriberto Hülse, na primeira rodada do Catarinense.
No histórico do duelo, são 184 jogos, com leve vantagem para o Tigre: 63 vitórias, 60 empates e 61 derrotas. Foram 223 gols marcados pelo Criciúma e 200 pelo Figueirense.