A primeira janela de contratações para o Campeonato Brasileiro fecha às 19h desta terça-feira (12), 48 horas antes da estreia do Criciúma na Série B, marcada para quinta-feira (14), às 20h, contra o Londrina, no Heriberto Hülse.. Quem aparecer até o fim da tarde no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF poderá ser aproveitado. Caso contrário, só na próxima abertura de janela para inscrições, entre 18 de julho e 15 de agosto.
Por isso, o Criciúma corre contra o tempo para formalizar duas novidades: os atacantes Caio Dantas e Hygor. "Em relação ao Hygor e ao Caio, vamos confirmar quando os contratos estiverem assinados. A janela encerra hoje, 19h", reforçou na manhã desta terça o diretor executivo de futebol do Criciúma, Juliano Camargo. Questionado sobre os acertos com os dois, reforçou: "está tudo praticamente certo. A hora que entrar no BID a gente confirma. Os dois estão vindo de empréstimos", salientou.
Leia também
Blog Denis Luciano: Atacante Hygor volta para o Criciúma
Primeiro adversário do Tigre arranca na ponta da Série B
A situação de Caio Dantas
Caio Dantas disputou o último Campeonato Paulista pelo Água Santa. Ele chegou a ser anunciado pelo Cruzeiro no fim de março mas depois o acerto foi desfeito por conta de uma lesão muscular que, conforme o Departamento Médico do clube mineiro, iria requerer até seis semanas para recuperação. Por último, Caio esteve na mira do Sport Recife mas se inclinou a vir para Criciúma por conta da relação com Juliano Camargo.
"No caso do Caio a gente trabalhou junto. Tinha muitos clubes atrás e a gente está querendo reviver o 2020 que ele foi muito feliz como artilheiro do campeonato", contou. "Essas coisas, como o trabalho que fizemos juntos, pesam e a camisa do Criciúma é muito forte, a gente levou mais vantagens que desvantagens", emendou Juliano.
Em 2020, Caio Dantas foi artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Sampaio Corrêa com 17 gols. Na ocasião, Juliano era o executivo de futebol e o Sampaio brigou pelo acesso, terminando a Série B em sexto lugar, quatro pontos atrás do Cuiabá, que foi promovido. Naquela temporada o Criciúma estava na Série C.
Criciúma cauteloso
Sobre a cautela para anunciar contratações, Juliano contou que é necessário ter essa atenção. "Isso é normal. É por isso que a gente não anuncia enquanto não assinou contrato. Teve atletas com expectativa de apresentação em outro lugar e acabou apresentando aqui. É normal, é do mercado, é o poder de convencimento, às vezes pelo financeiro, pela estrutura", frisou o executivo.
Ele admitiu que já está atento à próxima janela, conforme as necessidades que forem identificadas ao longo da Série B até lá. "Esse ano é uma novidade a janela, a gente está bem preparado em relação a números de atletas no elenco, é uma experiência que a gente está iniciando. A gente monitora sempre, independente se vai conseguir ou não, e claro que se a gente tiver alguma necessidade, vamos estar com o mercado todo monitorado e trazer atletas para a posição", destacou.
Guilherme Azevedo fica
Há uma especulação de que o atacante Guilherme Azevedo, que o Grêmio emprestou recentemente ao Criciúma, possa estar deixando o elenco. Juliano Camargo, porém, descartou essa hipótese. "Não, ele está aqui. Ele veio por empréstimo, há uma cláusula de que o Grêmio pode pedir de volta, mas não foi o caso", informou.
Pelo que vinha sendo especulado, Guilherme poderia ser repassado ao Ypiranga, para disputar a Série C. "Ele está com problemas dentários, tirou quatro dentes sisos e nessa semana está de volta aos treinos", detalhou.
Leia também
Em noite de festa, Criciúma lança uniformes
Tigre mobiliza torcedor em semana de estreia na Série B
Boas expectativas
Juliano Camargo afirmou que o Criciúma vive a expectativa de uma boa Série B, pelo elenco que montou. "A expectativa é grande sim, estamos bem ansiosos, a gente acredita muito nesse elenco, era mais importante dar o máximo de versatilidade no elenco para mudanças", comentou.
"O Tencati pode variar sistemas com as peças que tem, mudar sistemas e ter atletas para render. A gente está bem satisfeito, vamos torcer para iniciar com o pé direito na quinta-feira e fazer um campeonato seguro", completou.
Presidente se afasta
O presidente Anselmo Freitas participou de um encontro com a imprensa que acompanha o Criciúma. Foi na manhã desta terça no CT Antenor Angeloni. Outros dirigentes também marcaram presença.
Anselmo confirmou que vai se licenciar por 30 dias da presidência. Ele fará uma viagem de caráter particular. No período, o clube ficará sob responsabilidade do vice-presidente Administrativo, Alexandre Farias.
Ainda na reunião desta terça o clube explanou informações sobre a atividade da imprensa na cobertura da rotina e dos jogos do Criciúma. Foi informado que o time voltará a fazer treinos secretos, a pedido do técnico Cláudio Tencati, expediente que vem sendo utilizado nas demais equipes do Campeonato Brasileiro. A atividade da tarde desta terça já será fechada à imprensa, visando a montagem da equipe que enfrenta o Londrina na quinta-feira.
Ouça a entrevista do executivo de futebol Juliano Camargo no podcast: