O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (NIS/TJSC) identificou a prática de um novo golpe envolvendo o Poder Judiciário. Nos últimos dias, ocorreu em pelo menos 10 comarcas, principalmente das regiões Sul e Meio-Oeste.
A farsa consiste em um estelionatário que se passa por magistrado estadual ou federal e solicita, geralmente, a servidores municipais de prefeituras e secretarias, que seja realizado o serviço de transporte mediante pagamento, pois teria chego recentemente na cidade e gostaria de deslocar ao fórum, fazer diligências ou conhecer a cidade. Após isso, o golpista deposita um valor fictício (envelope vazio ou depósito agendado para data futura) na conta da pessoa que se dispôs a realizar serviço.
Entretanto, em seguida, solicita que o valor seja devolvido pois foi depositado "incorretamente" e que o valor total do serviço será pago quando chegar ao fórum. Imbuída de boa-fé, a vítima só percebe que foi enganada quando comparece à unidade judiciária para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe. Caso as vítimas procurem as unidades judiciárias, devem ser orientadas a registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil.