Por meio da campanha SOS Rio Grande do Sul, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) já enviou 400 toneladas ao estado vizinho. Até o domingo (12) foram enviadas 300 toneladas para as regiões afetadas, e nesta segunda-feira (13), saíram mais duas carretas, totalizando mais 100 toneladas.
Os coordenadores da campanha, Tatiane Macarini e Pedro Hilário, estiveram no programa Adelor Lessa para explicar como está funcionando:
“Nós estabelecemos um vínculo com essas instituições, porque não se trata somente de entrega de donativos, estamos com a equipe fazendo os levantamentos nessas regiões e conforme a necessidade, prioridade de cada região, a gente está enviando os donativos”, apontou Tatiane.
As contribuições, como roupas, cobertores, produtos de higiene, limpeza e alimentos podem ser entregues no ginásio José Antonio Carrilho, dentro da Unesc. “Eles precisam muito alimentar-se imediatamente, então temos enfatizado que a comida de consumo pronto, imediato, é muito bem vinda”, disse Tatiane.
A entrega pode ser feita das 8h até as 22h, mas para quem quer ajudar mas não consegue entregar no ginásio, parceiros da Unesc também vão buscar as arrecadações. “Durante o dia tem dezenas de voluntários ajudando, além das pessoas que estão nas missões humanitárias no Rio Grande do Sul”, afirmou Hilário.
Segundo a coordenadora, as ajudas são entregues diretamente aos abrigos e equipes da Unesc também estão auxiliando no local. “A previsão é que uma nova equipe vá nesta quarta-feira. Estamos fazendo um roteiro, uma escala, porque as pessoas acabam ficando muito cansadas. Então nós temos uma equipe diferente para cada semana, envolvendo as diversas áreas do conhecimento”, explicou.
Na Farmácia Solidária da Unesc uma mobilização especial também é realizada para arrecadação de medicamentos. Toda a comunidade interna e externa pode contribuir com a doação de medicamentos com prazo de validade de no mínimo três meses.
As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h. A campanha é realizada em parceria com os cursos de Medicina e Farmácia. A Biblioteca da Universidade também está recebendo livros para a doação.
Para quem deseja contribuir de alguma forma, o número de telefone para entrar em contato é: (48) 9-9915-8394.
Colaboração: Daniela Savi/Agecom/Unesc