Com a chegada do período de declaração do Imposto de Renda, muitas pessoas encontram dificuldades para preencher corretamente o documento e enviá-lo à Receita Federal. Para oferecer suporte à comunidade, as universidades comunitárias que integram o Sistema Acafe promovem projetos de extensão voltados a essa assistência, reforçando seu compromisso social.
Em criciúma a universidade que está fazendo essa trabalho de orientação é a unesc. O curso de Ciências Contábeis da Unesc leva informações à população por meio do projeto “Imposto de Renda na Praça”, ação de Extensão com o foco de orientar a comunidade sobre a Declaração do Imposto de Renda. A iniciativa conta com o apoio de empresas e entidades da região Sul.
Para este ano, estão sendo preparadas quatro ações:
Dia 01/04: Prefeitura Municipal de Criciúma.
Dia 12/04: Praça Nereu Ramos, em Criciúma.
Dia 15/04: Campus da Unesc, em Criciúma.
Dia 26/04: Calçadão, em Araranguá.
"As universidades comunitárias desempenham um papel essencial na formação de profissionais qualificados e na prestação de serviços à sociedade. O suporte à declaração do Imposto de Renda é mais uma demonstração do nosso compromisso com a comunidade catarinense”, destacou a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
ara o professor da Unochapecó, Herivelton Antônio Schuster, a vivência prática é fundamental no processo de aprendizado. "A teoria é fundamental, mas é na prática que o conhecimento se consolida. Ter contato com os clientes, saber estabelecer limites, entender o cliente também é uma competência de ensino para além do processo mecânico. Atividades como essa proporcionam uma experiência real aos estudantes, preparando-os para os desafios do mercado e, ao mesmo tempo, prestando um serviço essencial à comunidade”, explicou