Podcasts
Grayce Balod (27/03/2018) / 18055
Escolher sua profissão no período em que ainda está no ensino médio não é uma tarefa das mais simples. Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam, no Programa do Avesso, a psicóloga Grayce Balod, que estreia hoje o quadro “No Divã”, no Ponto a Ponto, às 17h. Durante o papo, ela afirmou que não trabalha mais com testes vocacionais.
“O jovem tá em transição e o mundo também. Com esse avanço tecnológico é tudo muito incerto”, destacou. A psicóloga também sugere que as identificações vocacionais devem ser feitas desde a pré-escola, e não apenas em alguns minutos como alguns fazem hoje.
A psicóloga não gosta de chamar as pessoas de pacientes e prefere o termo partilhante, já que segundo ela, dividem suas histórias consigo. Ainda sobre empregos, ela recordou algumas profissões que não existem mais, como acendedores de lampiões. Hoje uma das maiores buscas é pelo próprio negócio. “O que chega para a gente é muitas pessoas querendo mudar os rumos profissionais e abrir um negócio próprio, com os medos relativos a isso”.
Essa busca por novos trabalhos pode ter relação com o Governo e a insatisfação com os ganhos, analisou Grayce. “No Brasil parece que sempre estão buscando mais. Sem entrar nas questões políticas, mas tem muitos serviços que deveriam nos proporcionar e não temos acesso”, completou.