Os trabalhos realizados pelos alunos das instituições de ensino de Criciúma que fazem parte do projeto que leva aulas de robótica de forma gratuita às escolas municipais foram apresentados nesta quinta-feira, dia 8, em uma exposição no Paço Municipal Altair Guidi. O Sesi Senai é um dos parceiros da iniciativa que tem o principal objetivo de transformar a vida das crianças e adolescentes possibilitando o contato direto com a tecnologia e a robótica.
“Essa é uma parceria muito importante com a Prefeitura de Criciúma, onde estamos colocando em prática a nossa proposta pedagógica, o que temos de melhor nas nossas escolas e trazendo para a rede municipal. Por meio desse projeto conseguimos desenvolver a maioria das competências do Século XXI nos alunos, principalmente a criatividade, modelagem, trabalho em equipe, raciocínio lógico e matemática, preparando eles, que são crianças e adolescentes do quinto ao nono ano, para o futuro”, explica o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI SENAI Criciúma, Geovanes Barcelos Junior.
Somente o Sesi Senai prestou atendimento a cerca de 950 alunos, divididos em 55 turmas de 14 escolas municipais de Criciúma.
“Ao longo deste período de aprendizado, conseguimos dar uma amostra para esses estudantes das profissões do futuro e o que eles vão encontrar no mercado de trabalho. A tecnologia hoje está em qualquer segmento e ela é muito importante na vida das crianças. Não só para brincar ou jogar, mas sim para eles colocarem em prática o raciocínio lógico e tantas outras competências”, aponta Geovanes.
As aulas de robótica foram ministradas no contraturno escolar, para os alunos do quinto ao nono ano da Rede Municipal de Educação de Criciúma. As instituições são responsáveis por ceder os profissionais que lecionam para os estudantes nas unidades municipais.